É Bom Pra Quê?

26/10/2015 01:51 - Atualizado em 07/12/2016 02:45

Semente de sucupira ajuda a combater inflamações

Apesar de não haver comprovações científicas, a planta é considerada medicinal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com efeitos considerados medicinais, a semente de sucupira é fitoterápica e consumida em chás para combater problemas como artrite, inflamações, diabetes e até mesmo câncer de próstata.

Apesar de não possuir nenhuma comprovação científica dos seus benefícios ou de efeitos colaterais, a semente é tida como um remédio natural. Porém, devido à falta de informações, o seu consumo deve ser feito com cuidado, sempre com a indicação e o esclarecimento de um especialista. Saiba mais sobre os poderes da sucupira.

mulher tomando chá de semente de sucupira

Benefícios da semente de sucupira

A semente é extraída do fruto de uma árvore rústica chamada sucupira, que possui porte médio e floração azulada. Ela é nativa do Cerrado e da faixa de transição para a Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do SulA madeira dessa árvore é nobre e muito utilizada como matéria-prima na fabricação de pisos e móveis.

A semente de sucupira sempre foi usada por tribos indígenas brasileiras para o tratamento de diversos males. Atualmente, a medicina fitoterápica disponibiliza o extrato da semente em cápsulas. Também se pode consumi-la em forma de chá preparado em casa.

O óleo extraído da semente e da casca de sucupira é muito utilizado como óleo aromático, além de possuir propriedades anti-inflamatórias, antibióticas, antioxidantes, anestésicas e anticarcinogênicas. Com isso, acredita-se que a sua ingestão ajude no combate de doenças reumáticas e inflamatórias.

O consumo do extrato da semente de sucupira é bastante indicado para quem tem reumatismo, artrite e dores ósseas e das articulações em geral. Os tubérculos ou nódulos da raiz de sucupira, também conhecidos como batatas-de-sucupira, são utilizados no controle do diabetes.

Saiba Mais
Conheça as causas e os tratamentos para o reumatismo
Semente de chia ajuda a reduzir a gordura corporal
Prepare um poderoso chá para infecção urinária

Como consumir a semente

A forma mais comum de consumir a semente de sucupira é por meio de chá, que pode ser preparado com um litro de água e alguns pedaços da semente. A infusão deve ser fervida por dez minutos e, depois de fria, conservada na geladeira para consumo. Recomenda-se tomar o chá ainda fresco, com intervalos de três horas e a ingestão de água durante esse período.

A semente de sucupira é consumida popularmente há muito tempo, porém não existe nenhum estudo científico que comprove seus reais benefícios ou efeitos colaterais. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda o consumo do fitoterápico, como também não aprova a produção de qualquer medicamento que contenha a substância.

Apesar de não haver contraindicações comprovadas, é sempre importante consultar um especialista antes de consumir qualquer tipo de planta medicinal para conhecer suas indicações e riscos, além da forma ideal para ser ingerida.

Gostou das dicas de nutrição? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
fitoterapia
chá medicinal
reumatismo
diabetes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ