É Bom Pra Quê?

26/09/2015 09:25 - Atualizado em 09/12/2016 08:35

Semente de mostarda é anti-inflamatória e antioxidante

Rica em nutrientes, ela ajuda a controlar a ação dos radicais livres.

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Redação

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O molho de mostarda é um item bastante conhecido por aí. É fácil encontrá-lo no corredor de condimentos de qualquer supermercado. Já a semente de mostarda, apesar de um pouco mais rara na sua ida às compras, é bastante benéfica para a saúde.

Os registros do uso dessa semente remontam à Antiguidade, sendo um item popular tanto na gastronomia quanto na medicina natural. Confira os benefícios da mostarda e saiba por que adicionar o produto na sua alimentação hoje mesmo.

semente de mostarda na colher de pau

Benefícios da semente de mostarda

Existem diferentes tipos de semente de mostarda. A mais comum é a amarela, utilizada para a produção do condimento. Já os tipos marrom, preto e vermelho são menos populares, mas igualmente saborosos.

Rica em vitaminas A, B e A, a semente de mostarda é uma importante aliada na hora de manter o organismo saudável. Além disso, é fonte de betacaroteno, antioxidante que ajuda a controlar a ação dos radicais livres, garantindo um sistema imunológico fortalecido e protegendo a elasticidade da pele. Isso contribui para evitar o envelhecimento precoce.

Outro importante benefício é a ação anti-inflamatória. O produto contribui para o alívio de problemas respiratórios e ajuda no descongestionamento nasal. Além disso, banhos de imersão no óleo da semente ajudam a diminuir dores no corpo.

Esse vegetal é encontrado em casas de produtos naturais, feiras e supermercados. Pode ser consumido cru, como tempero ou cozido nas mais diversas receitas. Lembre-se apenas de guardar as sementes em um pote fechado, em local arejado e longe da luz.

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Experimente: Pasta de mostarda caseira

Ingredientes:

- ½ xícara de semente de mostarda amarela

- 1 e ½ xícara de vinagre de vinho branco

- Ervas e temperos de sua preferência a gosto

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Despeje as sementes em uma vasilha e cubra com o vinagre. Tampe o recipiente com plástico filme e deixe as sementes de molho de um dia para o outro. Elas vão inchar e adquirir textura. No dia seguinte, bata a mostarda com o vinagre e os temperos de sua preferência no liquidificador até formar uma pasta.

Caso queira uma pasta lisa, passe por uma peneira. Se desejar uma pasta mais rústica, amasse as sementes com um pilão. Tempere com sal e deixe a receita armazenada em um pote de vidro com tampa, na geladeira. Quanto mais tempo passar, mais apurado ficará o sabor.

Lembre-se: as sementes podem ser escuras ou claras. As primeiras têm um sabor mais suave, enquanto o gosto das outras é mais pronunciado. Se preferir, use uma porção da amarela para uma porção da escura. 

Você também pode usar qualquer líquido para hidratar a semente, seja vinho, água ou vinagres em geral. A água, porém, reage com uma substância da mostarda que deixa a pasta bem picante e com sabor forte.

Outra dica é deixar a pasta com o seu toque especial. Adicione mel, açúcar mascavo, melado, tomilho, alecrim, alho ou qualquer especiaria de sua preferência. O açafrão, por exemplo, confere aquela cor típica dos molhos mais conhecidos, bem amarelada.

Que tal aproveitar a semente de mostarda nas suas receitas? Tem alguma dica de prato que possa levar essa especiaria? Não deixe de comentar! E continuar ligado nas dicas de alimentação do Vivo Mais Saudável.

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saúde da pele
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betacaroteno

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