É Bom Pra Quê?

09/11/2015 03:39 - Atualizado em 06/12/2016 10:37

Sem glúten! Conheça os nutrientes do amaranto

Grão é fonte de diversos nutrientes e não contém glúten, sendo liberado para várias receitas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O amaranto é um grão popular entre pessoas que buscam um cardápio saudável e equilibrado. Fonte de diferentes nutrientes, esse alimento contribui para um organismo mais forte.

O nutricionista Rafael Longhi, docente do Centro Universitário Metodista (IPA-RS) e pesquisador do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conversou com o Vivo Mais Saudável sobre os benefícios da semente. Confira!

amaranto em grãos

Os benefícios do amaranto

Rafael explica que, com o aumento na procura por alimentos mais saudáveis e a busca por padrões dietéticos diferenciados, houve a necessidade de pesquisas acerca de “novos” produtos que possam propiciar saúde e, ao mesmo tempo, bom paladar para consumo. "Dentre tantos alimentos inseridos em nossa dieta, o amaranto merece destaque por possuir algumas características que o diferenciam dos demais grãos."

Ele apresenta cerca de 60% de amido, 15% de proteína, 13% de fibra e 8% de lipídios. Conta com teores de proteínas vegetais, de fibra alimentar e de minerais superiores aos observados na maioria dos cereais. Além disso, fornece micronutrientes como ácido ascórbico (vitamina C), potássio, ferro e carotenoides. E o melhor: é isento de glúten.

De cultivo inicial feito pelos maias e depois usado no México pelos aztecas, o amaranto pode ser encontrado como farinha ou em flocos. Dessa forma, é um ótimo ingrediente para bolos, biscoitos ou até mesmo chá.

Porém, como qualquer produto, o excesso pode ser prejudicial. Por ser fonte de carboidratos, o grão pode levar à obesidade, se consumido sem orientação adequada. "Equilíbrio é a palavra. Converse com seu nutricionista sobre esse importante alimento. Certamente ele lhe dirá alternativas saudáveis e equilibradas para inserção em seu cardápio diário", orienta Rafael.

Saiba Mais
Semente de abóbora faz bem para o sono
Pudim de chia ajuda na dieta: Faça em casa
Linhaça é um ingrediente poderoso na alimentação

Cuidado com a dieta glúten free

Rafael conta que o amaranto é bastante procurado por ser livre do glúten. No entanto, segundo o nutricionista, é importante ressaltar que essa é uma característica importante apenas para celíacos. "A retirada do glúten da dieta daqueles que não apresentam a intolerância pode representar riscos à saúde, como obesidade, e até mesmo criar uma sensibilidade a essa proteína que antes não havia no organismo", alerta.

Para o especialista, o real problema gira em torno dos excessos. "O consumo equilibrado de qualquer alimento, inclusive o glúten, pode ser benéfico a sua saúde. Busque sempre informações com um nutricionista capacitado para lhe explicar essas diferenças", ressalta.

bolinho de amaranto com espinafre

Insira o amaranto na sua alimentação

Agora que você já está por dentro dos nutrientes e dos cuidados no consumo consciente desse grão, que tal aprender uma receita deliciosa? Confira abaixo como preparar bolinho de espinafre assado, quitute que leva a semente:

Ingredientes:

- 1 dente de alho amassado

- 1 xícara de chá de amaranto

- ½ xícara de chá de aveia em flocos

- 1 xícara e ½ de chá de espinafre cozido e picado

- 3 colheres de sopa de farinha integral

- 2 xícaras de chá de leite desnatado

- 2 fatias de ricota

- 1 colher de chá de sal light.

Modo de Preparo:

Mergulhe o espinafre numa panela com água, tampe e deixe cozinhar por aproximadamente cinco minutos em fogo baixo. Numa panela antiaderente, doure o alho, depois junte o leite, o amaranto, a aveia e a farinha integral. Cozinhe também em fogo baixo, mexendo até engrossar.

Acrescente à mistura o espinafre e o sal. Mexa até desgrudar da panela. Deixe esfriar por aproximadamente 15 minutos. Separe porções da massa e adicione pequenos pedaços de ricota no centro. Enrole em bolinhas.

Unte uma forma e asse por aproximadamente 25 minutos.

Gostou das dicas de nutrição? Conte para nós! E aproveite para ficar ligado em outras receitas saborosas do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sem glúten
minerais
cereais
carboidratos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ