É Bom Pra Quê?

26/03/2016 10:00 - Atualizado em 09/12/2016 05:26

Saiba por que utilizar o cacau em pó nas suas receitas

Para obter o máximo do ingrediente, combine-o com outros alimentos nutritivos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitas pessoas anseiam por chocolate, mas procuram evitá-lo porque julgam não ser um bom alimento para a saúde. isso se dá em razão do açúcar, e não do próprio cacau. Na realidade, o cacau em pó é altamente nutritivo e pode proporcionar vários benefícios.

Benefícios do cacau em pó

A árvore de cacau produz cachos de frutos em forma de vagem, que contêm sementes. Elas são fermentadas para desenvolver seu sabor e sua cor. Em seguida, são secas, torradas e moídas. A gordura - ou manteiga - do cacau é removida, restando apenas o pó. Esses dois ingredientes são, então, misturados novamente para criar o chocolate.

É por isso que o pó de cacau possibilita obter todos os benefícios associados à guloseima, mas sem adicionar calorias ou gorduras à alimentação. Ele é, assim, uma opção muito mais saudável que o chocolate tradicional, sendo rico em fitonutrientes, compostos que beneficiam bastante a saúde.

cacau em pó

Para se ter uma ideia, os flavonoides do cacau ajudam a baixar a pressão arterial e a melhorar os vasos sanguíneos e a função das células do sangue. É o que indica um estudo publicado na revista Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, em 2008.

Além disso, uma revisão de artigos publicada na revista Nutrition and Cancer destaca outros dois fitonutrientes. São as catequinas e as procianidinas, capazes de oferecer benefícios no combate ao câncer.

Não bastasse isso, dois estudos independentes entre si e recentemente publicados classificaram o cacau como um superalimento. Conduzidos pela Universidade de Harvard e pela Universidade de Cambridge, eles indicam que esse ingrediente é capaz de beneficiar pressão sanguínea, saúde de vasos sanguíneos, sensibilidade à insulina, colesterol HDL e prevenção de doenças cardiovasculares.

Quando orgânico, o cacau ainda pode melhorar a capacidade do organismo de metabolizar gordura e usá-la como energia. De acordo com uma pesquisa publicada em 2005 na revista Nutrition, quando ratos foram alimentados com cacau como parte de suas dietas, apresentaram taxas significativamente mais baixas de tecido adiposo que aqueles que não tiveram contato com o alimento.

Por isso que o cacau em pó realmente pode ser uma ótima opção de consumo para você. Embora determinados benefícios ainda requeiram maior investigação científica, consumi-lo como parte de uma dieta equilibrada muitas vezes ajuda na manutenção da saúde.

Como usá-lo de forma saudável?

Os antioxidantes benéficos do cacau fazem com que ele tenha um sabor amargo. Para que se torne mais agradável ao paladar, o ideal é combiná-lo com outras fontes naturais de açúcar ou a adoçantes saudáveis. E há várias opções para isso.

Se você gosta de preparar smoothies ou sucos de frutas, é possível adicionar a eles duas colheres de sopa de cacau em pó. Ele fica especialmente bom com vitaminas feitas com banana.

De forma alternativa, é possível ainda combinar cacau e aveia para fazer um delicioso mingau de chocolate. Usá-lo em climas frios para fazer seu próprio chocolate quente com leite sem gordura é outra excelente opção – para adoçar, recorra a adoçantes saudáveis, como estévia ou açúcar mascavo.

Gostou do artigo? Então aproveite para compartilhar as informações com seus amigos nas redes sociais! E não se esqueça de conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
smoothie
fitonutrientes
superalimento
coração

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ