É Bom Pra Quê?

26/07/2015 05:23 - Atualizado em 05/12/2016 05:40

Saiba por que temperar sua comida com cardamomo

Além de servir como tempero para pratos salgados e doces, o cardamomo é rico em vitaminas e minerais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O cardamomo é uma especiaria conhecida por aromatizar pratos salgados, doces e bebidas como café e chá. Com um aroma intenso e gosto forte, dá um sabor levemente apimentado para as preparações. Mas, além disso, também possui vitaminas e nutrientes que contribuem para a saúde.

Veja como utilizar a semente nas refeições e aprenda receitas para aproveitar todos os seus benefícios.

cardamomo

Benefícios do cardomomo para a saúde

O cardamomo vem de uma planta da mesma família do gengibre e nasce dentro de uma cápsula verde. Tem origem no sul da Índia e é um tempero utilizado na culinária do mundo todo. É colhido verde e colocado para secar tradicionalmente em fornos a carvão, por três dias, ficando com uma aparência seca e de cor clara.

Possui carboidratos e fibras alimentares, que ajudam no bom funcionamento do organismo. Também contém gorduras, minerais como sódio, potássio, ferro, cálcio e magnésio, além de vitamina A, B e C. Com isso, o cardamomo melhora a digestão, aumenta a circulação do sangue, controla a pressão arterial e ainda melhora a saúde da pele e dos cabelos.

A semente combina muito bem com frutas cítricas, maçã, pêra, manga e com salada de frutas ou frutas cozidas. Também pode compor receitas com leite, creme ou iogurte. É um componente essencial de várias misturas de temperos indianos e árabes.

Na Índia, por exemplo, é mastigado após as refeições para branquear os dentes e refrescar o hálito. Na Escandinávia, é usado na confeitaria para aromatizar bolos, tortas e biscoitos. No Brasil, especificamente no Rio Grande do Sul, é utilizado no chimarrão para dar mais sabor à bebida típica da região.

cardamomo

Receita: Filé de frango ao molho de cardamomo

Ingredientes:

- 2 filés de peito de frango

- 20g de farinha de trigo

- 80ml de vinho branco seco

- 3 sementes de cardamomo

- 50g de manteiga integral sem sal

- Sal a gosto

- Pimenta-do-reino branca (moída na hora)

- Cominho a gosto.

Modo de Preparo:

Para começar, tempere os filés com sal, pimenta e um pouco de cominho. Polvilhe farinha por cima. Em uma frigideira aquecida, coloque a manteiga e comece a grelhar a carne, deixando dourar dos dois lados. Após, reserve os frangos em local aquecido enquanto prepara o molho.

Derrame o vinho branco na mesma frigideira, abra as sementes de cardamomo e inclua-as no molho. Deixe reduzir e, por fim, adicione a manteiga gelada com cuidado. Mexa até formar um molho com bastante brilho. Sirva por cima dos filés.

Arroz doce perfumado com cardamomo

Ingredientes:

- 1 xícara de chá de arroz

- ½ lata de leite condensado

- 1 pitada de sal

- 2 xícaras de chá de leite

- 2 xícaras de chá de água

- Casca de 1 laranja

- 1 canela em rama

- 2 cravos-da-índia

- Canela em pó a gosto

- 5 sementes de cardamomo bem verdes.

Modo de Preparo:

Primeiro, lave bem o arroz e soque levemente as sementes de cardamomo num pilão. Numa panela, coloque o leite, a água, o arroz, o sal, a casca de laranja, a canela em rama, o cravo e o cardamomo. Leve ao fogo alto, mexendo sempre. Quando começar a ferver, baixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando.

Acrescente o leite condensado e deixe cozinhar por mais cinco minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo, espere esfriar e leve à geladeira antes de servir. Se quiser apreciar quente, deixe cozinhar outros cinco minutos e sirva logo em seguida.

Deu água na boca? Deixe seu comentário! E lembre-se que sempre há novas dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
especiaria
Índia
receitas com cardamomo
benefícios do cardamomo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ