É Bom Pra Quê?

07/01/2016 07:00 - Atualizado em 01/12/2016 11:04

Saiba o que é maca peruana e como aproveitá-la

Raiz andina é fonte de nutrientes e promete melhora na libido, na fertilidade e aumento de energia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabe o que é maca peruana e quais seus benefícios? Essa raiz peruana está ganhando destaque entre aqueles que apostam em uma alimentação saudável e nutritiva.

Também chamado de ginseng peruano, o alimento faz parte da família da couve-flor, rabanete e brócolis. Fonte de nutrientes, o produto chegou ao Brasil em pó e em cápsulas, podendo ser diluído na água, em vitaminas ou bebidas quentes.

O que é maca peruana

Para aqueles que se perguntam o que é maca peruana e qual a sua origem, esse é um tipo de raiz, cultivada na região dos Andes, especialmente no Peru, cerca de 4 mil metros acima do nível do mar. Apesar da popularidade atual, estudos comprovam que o alimento já era consumido desde o século 17.

Diferente dos outros vegetais desta família, a maca peruana começou a ser exportada em pó e em cápsulas, sendo encontrada, especialmente, em casas de produtos naturais. Apenas entre 2013 e 2014, houve um aumento de 109% nas exportações do produto. Além do Brasil, o produto se popularizou muito no Japão.

Maca peruana

5 benefícios da maca peruana

Os benefícios da maca peruana foram os grandes incentivadores da popularização do produto. Abaixo você confere como o alimento age positivamente no organismo:

1 - Fonte de nutrientes

A maca peruana é fonte de macro e micronutrientes, tornando-se ótima opção para quem busca um organismo mais saudável. Estudos revelam que são mais de 30 minerais e oligoelementos em sua composição, destacando-se o álcio, ferro, magnésio, selênio, fósforo. Além disso, a raiz é fonte das vitaminas A, do complexo B e C, além de presença de fibras que contribuem para uma melhor digestão.

2 - Aumento da libido

Outro grande destaque sobre a popularização da maca peruana é a sua relação com o aumento da libido, se tornando conhecido como "Viagra andino". Um estudo da Universidade Cayetano Heredia, no Peru, revelou que a raiz tem efeito afrodisíaco, reduzindo o estresse e aumentando o desejo sexual.

3 - Melhora da fertilidade

Além da melhora na libido, a maca peruana contribui para o aumento da contagem de espermatozoides no sêmen masculino e, ainda, diminui a mortalidade dos embriões femininos. Como consequência, há uma melhora na fertilidade.

4 - Mais energia

Por ser rica em carboidratos, a raiz é fonte de energia, dando mais disposição e vigor para as atividades do dia a dia. Além disso, as vitaminas do complexo B também colaboram para a produção de energia, além de diminuir os níveis de estresse e ansiedade.

5 - Emagrecimento

Para quem está de olho na balança, mais uma boa notícia: a maca peruana tem poucas calorias (duas colheres de chá possuem apenas 30 calorias) e por sua grande quantidade de fibras, promove a saciedade e diminui o apetite.

A maca peruana pode ser degustada junto com iorgute, frutas, vitaminas e outras receitas. O resultado será um organismo mais saudável e fortalecido. E você, já experimentou esse alimento? Comente e continue conferindo as dicas de alimentação do Vivo Mais Saudável.

TAGS
peru
alimentação
nutrição
dieta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ