É Bom Pra Quê?

29/07/2015 05:17 - Atualizado em 06/12/2016 09:40

Saboroso e nutritivo: Conheça 4 benefícios do cajá

Rico em vitamina C, cálcio e ferro, o cajá também possui propriedades medicinais em suas folhas e cascas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não há dúvidas de que as frutas fazem parte da alimentação saudável. O cajá, também chamado de taperebá, é uma fruta típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, rica em cálcio, ferro, fibras, fósforo e vitaminas.

Sua polpa é muito utilizada na produção de doces, como geleias, sucos, sorvetes, vinhos e licores. Um estudo publicado na revista Food and Nutrition Sciences, em 2015, apresentou o cajá como fruta de maior teor de fibra alimentar. Confira outros benefícios e aprenda a preparar uma receita de mousse com essa delícia.

caja

Benefícios do cajá

1. Fibras

Na pesquisa de 2015 - que avaliou outras frutas das regiões Norte e Nordeste do Brasil, como bacuri e abiu -, o cajá apresentou 4,65 gramas de fibras para cada 100 gramas da fruta, sendo considerado um valor alto, quando comparado com o abacaxi e a manga, por exemplo.

De acordo com os pesquisadores, dietas ricas em fibras protegem o organismo contra a obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de entre 25 e 30 gramas de fibras para adultos, o que equivale a duas colheres de sopa.

2. Vitamina C

A fruta possui boas quantidades de vitamina C, que age como um antioxidante natural, protegendo o corpo contra danos causados por radicais livres. Isso reduz o risco de doenças cardíacas e também a ação de células cancerígenas. A vitamina C melhora o sistema imunológico e contribui para a produção de colágeno, responsável pela saúde da pele.

3. Cálcio

O cálcio também está presente no taperebá. O fornecimento regular do nutriente fortalece os ossos, diminuindo as chances de fraturas e dos danos da osteoporose.

4. Propriedades medicinais

Os benefícios do cajá não estão somente na fruta. O Centro de Estudos de Medicina de Ervas da América do Sul aponta que as folhas e as cascas do fruto podem ser utilizadas como remédio para induzir a um melhor parto, livre de sangramento e dores em demasia.

Além disso, as folhas de cajazeira também atuam como remédio para tratamento de problemas digestivos e podem ser aplicadas para auxiliar na cicatrização de feridas, cortes, queimaduras e acnes.

caja

Receita de mousse de cajá

Ingredientes:

- 10 cajás maduros

- 1 lata de leite condensado

- 400g de creme de leite

- 1 pote de gelatina incolor

- 200ml de água.

Modo de Preparo:

Descasque os cajás e corte as frutas em pedaços. Bata no liquidificador junto com a água. Em seguida, peneire para retirar os bagaços. Coloque novamente o suco coado no liquidificador e bata por dois minutos com o restante dos ingredientes e a gelatina dissolvida em cinco colheres de água. Armazene em um recipiente e leve à geladeira até ganhar consistência.

Você já experimentou essa fruta? Gostou? Conte para nós! E confira mais dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
vitamina c
nordeste
taperebá
mousse

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ