É Bom Pra Quê?

30/11/2015 11:19 - Atualizado em 02/12/2016 01:38

Renda-se ao aroma do butiá e aproveite os benefícios

A fruta é muito utilizada na fabricação de licores, vinhos, cachaças e vinagres.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A frutinha pequena, redonda e de cor amarela alaranjada conhecida como butiá é nativa do cerrado brasileiro. A época de amadurecimento é no verão, entre os meses de dezembro e fevereiro. Ela pode ser consumida tanto in natura quanto render a produção de licores e vinhos, por ser fortemente aromática. Ainda, complementa pratos doces e salgados.

A fruta é rica em água, fibras, carboidratos, vitaminas e minerais, proporcionando diversos benefícios para a saúde. Entre eles, o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo as células contra o envelhecimento, principalmente dos olhos e dos tecidos. Ela também ajuda a proteger o coração e evitar doenças cardíacas. Saiba mais e aprenda uma deliciosa receita.

crianças bebem suco de butiá

Principais benefícios do butiá

Essa pequena fruta carnosa contém uma semente calórica e com vários nutrientes. Já o caule é muito útil na confecção de papel, enquanto os frutos servem para a produção de geleias, licores, cachaças e vinagres. Das sementes, que também podem ser consumidas, é retirado um óleo comestível.

A polpa do butiá, conhecido em algumas regiões como coquinho azedo, possui baixo teor protéico, porém sua concentração de fibras é bastante elevada. Além disso, também é fonte de vitaminas A e C e de alguns minerais, como potássio, cálcio, fósforo e ferro.

A vitamina C é um dos nutrientes mais presentes: são 53 miligramas de ácido ascórbico em cada 100 gramas de polpa. Além de ser uma das principais vitaminas necessárias para o funcionamento adequado do organismo, age como antioxidante, oferecendo proteção contra algumas doenças e contra os aspectos degenerativos do envelhecimento.

O coquinho também contém grandes quantidades de pró-vitamina A. Um copo de suco de butiá contendo 100 gramas de polpa pode suprir cerca de 40% das necessidades diárias desse nutriente para crianças menores de 8 anos de idade, e 100% das necessidades diárias de vitamina C (45mg/dia) para homens e mulheres.

Saiba Mais
Suco de maçã ajuda a emagrecer: Confira 5 receitas fáceis
Prepare uma incrível mousse de maracujá sem açúcar
Descubra quais são as principais vitaminas para crianças

A fruta possui ainda compostos fenólicos elevados, como a catequina, que oferece vários benefícios para a saúde. Entre eles está a ajuda na prevenção contra o câncer, na redução do processo de envelhecimento, no controle da pressão arterial, na perda de peso e no controle do colesterol.

Receita: Mousse de butiá

O coquinho azedo pode ser consumido in natura ou ser utilizado na produção de sucos, geleias, doces, tortas e até mesmo em pratos salgados, como molhos e acompanhamentos. A polpa é muito usada para fabricar licor, vinho, cachaça e vinagre. Das sementes, comestíveis, se extrai óleo, que pode ser perfeitamente utilizado na culinária. A cada 100 gramas da fruta, estão presentes 105 calorias.

Ingredientes:

- 30 butiás maduros

- 1 lata de leite condensado

- 1 lata de creme de leite

- 1 limão taiti

Modo de Preparo:

Parta os coquinhos, retire as sementes e bata a polpa no liquidificador. Peneire, pressionando bem para extrair o máximo de líquido.

Em seguida, bata no liquidificador o leite condensado e o creme de leite. Enquanto isso, adicione o limão, que vai dar consistência à mousse, e o suco de butiá. Aguarde a mistura ficar totalmente homogênea. Despeje em um prato de sobremesa e leve à geladeira. Sirva o doce gelado.

Gostou das dicas de nutrição? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades de saúde e alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
receita
nutrição
coquinho azedo
vitamina c

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ