É Bom Pra Quê?

27/03/2016 04:00 - Atualizado em 05/12/2016 09:52

Reforce o organismo com fígado de boi: Conheça os benefícios

Fonte de vitaminas importantes, a carne tem baixo valor calórico.

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Redação

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Uma alimentação rica em nutrientes é uma das maneiras mais eficazes de manter a saúde em dia. E, quando se fala em riqueza nutricional, o fígado de boi merece destaque, já que é fonte de nove dos 11 tipos de vitaminas.

Confira a seguir alguns motivos para incluir essa carne no cardápio da família e, de quebra, aprenda uma receita fácil de preparar.

mulher prepara fígado de boi na cozinha

Benefícios do fígado de boi

Devido ao metabolismo intenso do organismo do animal, o fígado de boi concentra muitos nutrientes. Entre eles, está a vitamina A, que contribui para a saúde dos olhos, da pele e dos cabelos.

Já as vitaminas do complexo B se destacam pela produção de energia, além de atuar na saúde dos músculos (vitamina B1), na preservação do sistema nervoso (vitamina B12), na formação dos glóbulos vermelhos (vitamina B6) e na cicatrização (vitamina B2).

A biotina, por sua vez, atua na transformação química e energética dos aminoácidos e das gorduras. Já o ferro é importante para a distribuição de oxigênio no corpo. Vale lembrar que a deficiência desse mineral está associada a condições como anemia, arritmias cardíacas e fadiga.

O fígado de boi é fonte, ainda, de vitaminas C, D, E e K, todas importantes para o bom funcionamento do organismo. Além disso, o valor calórico da carne agrada a quem está de olho na balança: 85 gramas de bife de fígado contêm cerca de149 calorias.

Em tempo: apesar dos benefícios, esse alimento deve ser inserido em uma dieta variada e consumido com moderação. Em excesso, está associado ao aumento dos níveis de colesterol.

Receita: Fígado de boi à veneziana

Depois de descobrir os benefícios do fígado de boi, que tal incluir essa iguaria no seu cardápio da semana? A receita abaixo é uma maneira de surpreender a família toda com um prato cheio de sabor.

Ingredientes:

- 500g de fígado cortado em quadradinhos

- 1 colher de chá de vinho branco

- Pimenta-do-reino

- Cebola

- Tomate

- Cheiro-verde

- Alho

- Sal

- Vinagre.

Modo de Preparo:

Tempere o fígado, já cortado, com sal, alho, pimenta-do-reino e vinagre. Deixe apurar por uma hora. Depois, faça um refogado com óleo, sal, cebola, alho, cheiro-verde, pimenta-do-reino e tomate. Junte a carne com o molho na qual ele descansou.

Quando o refogado estiver quase seco e o fígado, a ponto de grudar no fundo da panela, adicione uma xícara o vinho branco. Deixe acabar de cozinhar. Sirva bem quente, acompanhado de arroz ou purê de batata.

Conhece outras receitas com fígado de boi? Deixe um comentário e contribua para a troca de ideias! E aproveite para acompanhar outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

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