É Bom Pra Quê?

02/07/2015 07:16 - Atualizado em 02/01/2017 07:00

Receitas com tilápia garantem benefícios para a saúde

Esse peixe é fonte de vitaminas e minerais, além de ser fácil de encontrar e preparar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A tilápia é um dos peixes de água doce mais consumidos no mundo, sendo rico em vitaminas e minerais. Com isso, proporciona uma grande variedade de benefícios para a saúde, que vão desde ajudar no processo de perda de peso até melhorar o aspecto da pele e dos cabelos.

O peixe pode ser incluído na alimentação através de várias receitas, que, além de deliciosas, são também muito nutritivas. Os pratos são opções para a família toda e podem ajudar quem está na luta contra a balança.

Principais benefícios da tilápia

Esse peixe possui grande quantidade de proteínas, essenciais para o crescimento e o desenvolvimento saudável de órgãos, membranas, células e músculos. Além disso, é pobre em calorias e gorduras, ajudando no emagrecimento, pois reduz a ingestão calórica sem diminuir os nutrientes necessários para o funcionamento saudável do organismo.

O fósforo também está presente na tilápia, fortalecendo ossos, dentes e unhas. Já o ômega 3 atua na redução dos níveis de colesterol e triglicérides no sistema cardiovascular, ajudando a manter a saúde do coração.

O peixe ainda contém selênio, que funciona como antioxidante e estimulante das vitaminas C e E, melhorando a saúde da pele. Esses nutrientes previnem o envelhecimento precoce, reduzindo rugas, flacidez, manchas e outros sinais que aparecem com a idade. A tilápia ainda é fonte de potássio, vitamina B12, vitamina B6, niacina e ácido pantotênico.

tilapia

Tilápia grelhada ao molho de acerola

Ingredientes:

- 2 tilápias

- 60g de polpa de acerola congelada

- 2 colheres de sopa de manteiga

- ½ cebola picada

- ½ tablete de caldo de peixe

- 1 colher de sopa de mel

- ½ xícara de chá de creme de leite fresco

- Azeite para untar

- Sal a gosto

= Pimenta-do-reino branca a gosto

- ½ limão espremido

- Noz-moscada a gosto.

Modo de Preparo:

Para começar, tempere as tilápias por dentro e por fora com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Aqueça uma grelha em temperatura alta (pode ser churrasqueira), unte os peixes com azeite e leve para grelhar, deixando cerca de 15 a 20 minutos de cada lado.

Enquanto isso, derreta a manteiga e refogue a cebola picada. Acrescente a polpa da acerola, o caldo de peixe e o mel. Deixe cozinhar por três minutos até misturar bem. Junte o creme de leite, salpique a noz-moscada e apague o fogo, mexendo bem.

Sirva a tilápia com arroz branco ou purê de batatas, regando com o molho de acerola.

Tilápia com espinafre

Ingredientes:

- 500g de tilápia em filés

- 1 maço de espinafre

- 1 xícara de chá de molho bechamel

- 1 tomate picado

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Tempere os filés de peixe com sal e ponha para grelhar até dourar. Em uma panela com um fio de azeite, refogue as folhas de espinafre. Junte o molho bechamel e deixe cozinhar em fogo brando. Depois, adicione o tomate em cubos e coloque o sal.

Quando estiver pronto, faça uma base com o molho em um recipiente, coloque os filés de peixe por cima e sirva.

Curtiu as receitas? Depois nos conte como ficou! E lembre-se que sempre há dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
peixe
antioxidante
envelhecimento
ômega 3

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ