É Bom Pra Quê?

16/04/2015 11:36 - Atualizado em 03/01/2017 12:01

Quiabo melhora a saúde dos olhos e do intestino

O quiabo conta com altos níveis de vitaminas A, B e C, além de fibras, cálcio e ferro.

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Redação

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Originário da África e conduzido ao Brasil pelos escravos, o quiabo faz parte de receitas clássicas brasileiras, como o famoso frango com quiabo de Minas Gerais e o caruru baiano. Negado por muitos por ter aspecto pegajoso, a hortaliça é rica em vitaminas C, A e B, além de conter altos níveis de cálcio, ferro, fibras, fósforo e cobre.

Quer saber como esses nutrientes podem beneficiar sua saúde? Conheça mais sobre o quiabo e confira, também, como prepará-lo sem aquela baba amarga que pouca gente gosta.

quiabo

Benefícios do quiabo

Melhora a visão

Com vitamina A e betacaroteno, o quiabo contém altos níveis de antioxidantes importantes para a visão. Para quem está com doenças oculares, o consumo, aliado ao acompanhamento médico, atesta maiores chances de cura.

Controla o diabetes

As fibras ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. É bom lembrar que outros cuidados devem ser mantidos. Dieta regrada e visitas periódicas ao médico são importantes. 

Reduz os níveis de colesterol

O consumo frequente contribui na absorção do excesso de colesterol encontrado nos alimentos. Para garantir uma dieta completa e livre de exageros, consuma duas vezes por semana a hortaliça, no almoço ou no jantar.

Diminui a prisão de ventre

Com fibras, a hortaliça ajuda a melhorar a prisão de ventre. Para combater esse problema, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos.

Aumenta a imunidade

Rico em vitamina C, ele ajuda a combater os radicais livres, causadores de doenças. Se você tem histórico crônico de enfermidades, comece a consumir quiabos semanalmente.

Permite a manutenção dos ossos

O vegetal contém vitamina K, que ajuda na construção e na manutenção de ossos mais fortes.

Prepare o quiabo sem baba

Fácil de preparar, o quiabo pode ser ingerido frito, refogado ou cozido. Como tem uma textura esquisita, crocante por fora e cremosa por dentro, algumas pessoas o estranham, especialmente crianças. Veja como preparar uma deliciosa receita sem aquela baba amarga, garantindo o sabor e os benefícios do vegetal.

Ingredientes:

- 10 quiabos pequenos ou médios

- ½ limão

- 1 pitada de sal

- 100ml de água

- Azeite de oliva.

Modo de Preparo:

Lave os vegetais com água abundante. Para retirar as sujeiras mais escondidas, utilize uma escova de dente específica para isso.

Coloque todos as hortaliças em um prato e corte-as em rodelas finas. Leve-as para uma panela com sal, água e limão. Deixe cozinhar. Quando a água evaporar, desligue o fogo e tempere com azeite e oliva e sal.

O quiabo cozido com sal e limão combina com carne moída refogada e algumas colheres de arroz integral. Essa dica de almoço, extremamente saudável, é ótima para quem procura melhorar o funcionamento do intestino e quer eliminar gorduras do organismo.

E você, já pensou em dar uma chance ao quiabo? Conte para nós! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas de nutrição.

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