É Bom Pra Quê?

12/08/2015 08:26 - Atualizado em 10/12/2016 11:28

Quiabo ajuda a emagrecer com saúde

Embora benéfico, o alimento pode causar pedras nos rins e na vesícula, se consumido em excesso.

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Redação

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De origem africana, o quiabo é a planta que dá origem ao prato típico da culinária brasileira chamado caruru, muito comum na Bahia e no Pará. O ingrediente, geralmente servido com frango, camarão ou carne, possui cerca de 30 calorias por 100 gramas e é rico em vitaminas.

Além disso, a planta é um poderoso antioxidante. Veja quais as vantagens de incluir o quiabo na dieta e aprenda uma receita para experimentar seus benefícios sem formar aquela baba característica.

quiabo cortado

Os nutrientes com ação antioxidante presentes no vegetal - como vitamina A, carotenoides, luteína e flavonoides - agem diretamente na saúde dos olhos e também das vias orais. Eles ainda são capazes de proteger a pele, proporcionando uma cicatrização mais rápida e reduzindo o aparecimento de acne e rugas.

Além disso, a planta não possui gordura saturada e é indicada para aqueles que desejam controlar ou perder excesso de peso. Uma unidade média fornece 36% do valor diário recomendado de vitamina C para a manutenção da saúde. Por conta dos níveis altos do nutriente, o consumo ajuda a combater gripe e tosse, eliminando agentes infecciosos do organismo.

Muito comum na região do Cerrado brasileiro, a planta é rica em vitaminas do complexo B e em vitamina K. Juntos, estes nutrientes ajudam você a manter a saúde da pele. Estão presentes, ainda, minerais como cálcio, magnésio, ferro e manganês.

Restrições de consumo  

Apesar de rico em vitaminas essenciais para a saúde, o quiabo pode causar incômodo pelo seu alto nível de oxalatos. Essa substância pode causar problemas nos rins e na vesícula, pois possui ligação com as pedras que se formam nos órgãos, o que pode também levá-las a crescer mais ainda.

Ainda que a planta não possua gorduras saturadas, fritar o quiabo também pode desencadear um alto nível de ingestão de colesterol nas refeições. Por isso, o ideal é que seja preparado de outras maneiras. Veja abaixo como cozinhar o ingrediente de forma saudável.

Receita de quiabo sem baba

Ingredientes:

- 250g de quiabo cortado em rodelas

- 1 tomate picado sem sementes

- ¼ de cebola pequena picada

- 1 dente de alho picado

- 1 limão

- Azeite a gosto

- Sal a gosto

- Água

- Salsa desidratada.

Modo de Preparo:

Lave e corte os quiabos em rodelas. Deixe-os de molho por cerca de dez minutos em água e suco de limão. Em seguida, refogue a cebola e o alho no azeite e, quando estiverem dourados, acrescente o tomate, mexendo até soltar o líquido da fruta.

Escorra o quiabo da mistura com água e limão e junte à panela. Continue adicionando água aos poucos e vá deixando secar. Tempere com o sal e a salsa e deixe no fogo até que crie um molho. Se quiser um prato mais temperado, acrescente pimentões ao preparo.

Você experimentaria essa receita? Conte para nós! E lembre-se que o Vivo Mais Saudável sempre traz novidades de saúde e nutrição.

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vitamina k
saúde da pele
caruru
benefícios do quiabo

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