É Bom Pra Quê?

05/06/2015 12:23 - Atualizado em 23/11/2016 04:39

Quer emagrecer com saúde? Tente o chá de alcachofra

Bebida regula o intestino e é diurética. Conheça outros benefícios da planta e insira-a no seu dia a dia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os benefícios dessa leguminosa são inúmeros. Rica em nutrientes, a alcachofra pode ser usada em muitas receitas, dando mais sabor ao seu cardápio. O que muitos não sabem é que o chá de alcachofra, feito a partir das folhas, é um poderoso aliado na hora de eliminar peso.

Isso porque a planta é rica em vitaminas do complexo B, vitamina A e minerais. Além disso, é diurética, combatendo a retenção de líquido. Já suas fibras regulam o intestino, trazendo sensação de saciedade.

cha de alcachofra

Inclua o chá de alcachofra no seu dia a dia

Para potencializar os resultados, o chá deve ser feito a partir de folhas secas de alcachofra. Para prepará-lo, ferva a água. Coloque as plantas em uma xícara, adicione água quente e abafe. Deixe parado por algum tempo, depois coe e beba.

Lembre-se de não adoçar o chá de alcachofra, uma vez que o açúcar pode minimizar os benefícios da bebida. Ainda, procure sempre preparar o seu chá com folhas da planta. Ervas em saquinho, por exemplo, não são tão poderosas.

É recomendado beber o chá de alcachofra logo após o abafamento, pois nesse momento as propriedades nutricionais serão melhor aproveitadas.

Os benefícios do chá de alcachofra

O vegetal ativa a vesícula e estimula a bile, contribuindo com a digestão das gorduras. A planta também contribui para proteger o fígado e diminui o nível de colesterol e triglicérides no sangue.

Uma das principais substâncias ativas na alcachofra é a cinarina. Ela contribui para uma boa digestão e, por isso, é uma ótima aliada para quem sofre com problemas de desconforto ou sensação de estufamento após as refeições. Beber um pouco de chá de alcachofra após o almoço ou jantar pode trazer alívio na digestão.

A bebida pode ser consumida numa quantidade de três a até cinco xícaras ao longo dia, mas deve ser evitada por algumas pessoas. As restrições são basicamente para quem tiver problemas com produção em excesso de ácido ou ligados à vesícula.

Além do chá de alcachofra, é possível encontrar cápsulas da planta, que visam a trazer os benefícios de uma maneira mais prática. Porém, vale lembrar que o chá incentiva ao consumo de líquidos, o que colabora para um organismo mais saudável.

Converse com um nutricionista

Lembre-se que conversar com um especialista é fundamental para melhores resultados. Visitar um nutricionista e explicar seus objetivos possibilitará combinar o chá de alcachofra com outros alimentos saudáveis, regulando o metabolismo e trazendo mais saúde para o seu dia a dia.

Além disso, aliar exercícios físicos à sua alimentação saudável possibilita resultados ainda melhores. Uma simples caminhada de 30 minutos diariamente já colabora para uma vida com mais saúde. Além de manter a boa forma, seu organismo fica mais fortalecido e com um sistema imunológico mais poderoso.

Vai apostar no chá de alcachofra? Depois nos conte se os resultados foram positivos! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
emagrecimento
vida saudável
nutrientes
retenção de líquido

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ