É Bom Pra Quê?

21/05/2015 03:18 - Atualizado em 04/12/2016 01:54

Proteínas da quinoa oferecem vários benefícios

Quinoa proporciona sensação de saciedade e é ideal para substituir a farinha de trigo na dieta celíaca.

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Redação

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Ossos e músculos fortes são benefícios de quem consome quinoa, um grão riquíssimo em proteínas. Bastante recomendável para quem pratica exercícios físicos, ela ajuda a melhorar a resistência nas atividades. Além disso, tem alta quantidade de ácidos graxos e de ômega 3 e 6, excelentes para prevenir doenças cardiovasculares e manter o colesterol ruim em índices seguros.

Considerada um falso cereal, a quinoa possui nutrientes e propriedades alimentícias muito semelhantes aos cereais. Porém, suas condições de plantio e crescimento são diferentes. É reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos alimentos mais completos, equiparando-se ao leite materno. Quer adicionar o grão à sua dieta? Descubra como a seguir.

quinoa

Por que consumir a quinoa?

Vitaminas não faltam na quinoa, principalmente as do complexo B, essenciais para manter funcionando o sistema nervoso, a síntese de hormônios e deixar os músculos tonificados e firmes. Ela também é rica em fibras, que garantem saciedade por mais tempo, o que favorece a perda de peso.

Para os idosos, em função da grande quantidade de cálcio que possui, ela garante ossos mais fortes, prevenindo doenças típicas do avanço da idade, como a osteoporose e a hipertensão. Rica em zinco, também melhora o sistema imunológico e auxilia no processo de cicatrização.

Os celíacos podem desfrutar à vontade do grão que, além de servir como fonte de carboidratos, é livre de glúten. Como outros cereais, está repleto de fibras, que mantém o intestino funcionando bem. Com alto valor biológico, também é possível encontrar na quinoa todos os aminoácidos necessários para deixar o organismo saudável.

É possível encontrar o grão em casas naturais e alguns supermercados. Geralmente vendida em pó, é semelhante à aveia moída. Não se recomenda o consumo excessivo do produto, limitando-se a duas colheres de sopa por dia, o suficiente para aproveitar todos os nutrientes e benefícios.

Como incluir a quinoa na dieta

A forma mais comum de consumir a quinoa é misturando o grão nos alimentos. Na salada, ela pode ser usada como tempero, seja na forma de grãos ou farinha.

Outra opção é adicioná-la à salada de frutas. Depois dos exercícios físicos, ela é uma ótima opção para repor a energia, os carboidratos e as proteínas, que fortalecem os músculos.

No iogurte e no leite, os grãos podem ser misturados inteiros e consumidos como um cereal matinalÉ possível também utilizar a quinoa para substituir a farinha de trigo. Nas receitas de pães, biscoitos e bolos, você pode usar a mesma porção de farinha de trigo trocando pelo pó do grão.

Outra opção é misturar o pó em sucos e vitaminas de frutas. Apenas uma colher já é suficiente para garantir uma boa quantidade de proteínas, ferro, zinco e cálcio às bebidas. Além disso, as frutas possuem inúmeros nutrientes que se perdem na forma líquida, sendo o grão uma forma de equilibrar as fibras e nutrientes.

Não existem contraindicações para a sua ingestão, mas se recomenda o consumo moderado, pois é um alimento bastante calórico. Se for ingerido em excesso, o grão pode provocar um efeito contrário na dieta. Então, não custa repetir: duas colheres de sopa diárias e nada mais.

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