É Bom Pra Quê?

23/04/2015 03:48 - Atualizado em 01/12/2016 06:41

Própolis é aliado contra resfriados: Conheça outros benefícios

Substância criada pelas abelhas contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não é mito: o própolis é extremamente benéfico à saúde e é um ótimo aliado para prevenção de uma série de doenças. Uma mistura do pólen, substâncias das árvores e secreção das próprias abelhas origina essa resina, que é produzida com o objetivo de proteger a colmeia.

A combinação resulta em um produto rico em vitaminas, aminoácidos e bioflavonoides. Quando consumido pelo corpo humano, funciona como uma forma de escudo, pois é um poderoso antioxidante com ação antibiótica.

propolis

Conheça os benefícios do própolis

O própolis tem ação antibacteriana, tornando-se um antibiótico natural. Diferente dos demais remédios, ele destrói apenas as bactérias prejudiciais ao organismo, mas preserva as demais, como, por exemplo, os micro-organismos da flora intestinal. Além disso, as bactérias não criam resistência à substância, ao contrário do que pode ocorrer com produtos sintéticos.

Para gripes e resfriados, ele é um importante aliado por atuar na proteção do corpo, mas também auxilia na cura das doenças virais já instaladas. Ainda, o própolis preserva a ação da vitamina C, um potente agente antienvelhecimento.

Não só antibacteriano e antiviral, o produto também estende-se ao combate a fungos. Com ação antimicótica, ele atua sobre micoses, coceiras, seborreia e dermatite.

Já a presença de flavonoides e aminoácidos contribui para a função cicatrizante. Regenera tecidos e é um ótimo tratamento para machucados, úlceras e até mesmo queimaduras. Aliado a isso, sua função anestésica é muito útil no alívio de dores de garganta e amigdalites, ou até mesmo dores de dente.

Se tudo isso já não fosse o suficiente, o própolis tem efeito imunoestimulante, ou seja, estimula a produção de células produtoras de anticorpos, o que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico do corpo humano.

Tipos de própolis

O própolis verde tornou-se conhecido internacionalmente e é mais valioso que o próprio mel. A supervalorização do produto é dada pela sua eficácia em diversos tratamentos. Já a própolis vermelha é uma novidade, encontrada ao longo da praia e região do mangue do Nordeste do Brasil. É única, pois possui constituintes diferentes dos outros tipos do produto.

Já a própolis preta é a mais tradicional e facilmente encontrada. Ela pode ser coletada pelas abelhas em diversos tipos de ambiente ao redor do país.

O própolis para uso oral deve ser preparado em laboratório e pode ser encontrado em forma de spray, pastilhas, balas, xaropes e muito mais. Porém, mesmo com muitos benefícios, o consumo com cautela é fundamental. Ingerir quantidades excessivas do produto não potencializa os resultados. Pelo contrário: pode causar intoxicações.

Além disso, uma extensa lista de cosméticos faz o uso da substância, como cremes, shampoos e óleos. Não esqueça de considerar o uso do produto nesses itens, pois isso também conta na hora de dosar a substância no seu dia a dia.

Em geral, crianças podem ingerir três gotas de própolis por dia. Adultos, cerca de 15. Contudo, lembre-se: apenas um médico poderá indicar com segurança a quantidade ideal. Consultar um especialista é indispensável para usufruir dos benefícios dessa substância.

Gostou das dicas para levar uma vida saudável? Comente aqui! E não esqueça que sempre tem novidade no Vivo Mais Saudável.

TAGS
imunidade
vitaminas
fungos
bactérias

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ