É Bom Pra Quê?

26/07/2014 08:00 - Atualizado em 07/12/2016 06:48

Por uma vida mais saudável: Conheça 5 benefícios do abacaxi

Benefícios do abacaxi vão muito além de suas poucas calorias.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O abacaxi é uma fruta símbolo do Brasil. Representa bem a exoticidade dos nossos alimentos naturais e é refrescante e saboroso. Mas você conhece os benefícios do abacaxi para a sua saúde?

Potencial diurético é um dos benefícios do abacaxi

Além de deliciosa, a fruta é ótima para a nossa saúde. É rica em vitaminas A, B1 e C, minerais como o cobre, manganês e ferro, fibras e bromelina. Conhecido por ser um excelente diurético, o abacaxi vai além em suas qualidades nutricionais.

Composição nutricional

Um dos benefícios do abacaxi é ser um alimento pouco calórico. Uma fatia de 100 g, por exemplo, tem em média 50 calorias. Veja a composição nutricional que contém essa fatia:

Vitaminas:

Tiamina – 80 mcg

Retinol – 5 mcg

Niacina – 0,82 mg

Riboflavina – 128 mcg

Ácido ascórbico – 27,2 mg

Carboidratos: 13,7 g

Proteínas: 0,4 g

Lipídios: 0,2 g

Minerais essenciais: cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês, enxofre, cobre, zinco, iodo, sódio, potássio, ácido oxálico, purinas e ácido úrico.

Os benefícios do abacaxi

Conheça 5 efeitos positivos dessa fruta no seu organismo:

1 - Previne a obesidade

Por seu potencial diurético, o abacaxi ajuda a evitar a retenção de líquidos. Isso auxilia na prevenção da obesidade, já que essa retenção pode ser uma de suas causas. Também promove uma verdadeira faxina no organismo, com a limpeza do sangue.

2 - Favorece a perda de peso

Combinada a característica diurética com a pequena quantidade de calorias, o suco de abacaxi torna-se uma ótima bebida para quem está em busca de emagrecimento.

3 - Melhora o funcionamento dos rins

O abacaxi também ajuda no funcionamento dos rins. É indicado principalmente para quem sofre de pedras nos rins. Por possuir fibras, também ajuda na regulação do tráfego intestinal e também dos índices de colesterol. É ótimo para quem sofre de prisão de ventre, por exemplo.

4 - Propicia todos os efeitos positivos da vitamina C

Já a vitamina C presente em grande quantidade na sua composição contribui para a absorção de ferro no intestino, neutralizando toxinas do sangue e ajudando também na cicatrização de feridas. Como se isso já não fosse o suficiente, a vitamina C também tem um forte poder antioxidante, que previne o envelhecimento precoce.

5 - Produz os benefícios da vitamina A

Essa mesma característica, aliás, tem a vitamina A. As duas vitaminas contribuem para combater os radicais livres, responsáveis por acelerar os processo relacionados ao envelhecimento do nosso corpo.

Cuidados com o abacaxi

Apesar de seus inúmeros benefícios para a saúde, o abacaxi não deve ser consumido indiscriminadamente. O exagero não é recomendado principalmente devido à sua acidez, que pode piorar ou originar quadros de refluxo gástrico e úlceras pépticas ou duodenais.

Também há componentes que causam alergias em algumas pessoas, podendo ocasionar coceira e edemas na garganta. Nesses casos, um médico deve ser consultado para averiguar se é ou não uma reação alérgica.

Origem

Antes do descobrimento da América por Cristóvão Colombo, o abacaxi já era cultivado por indígenas principalmente nas regiões tropical e subtropical do continente.

Hoje ele é cultivado em grandes quantidades no centro-sul do Brasil e nordeste da Argentina e Paraguai, mas estudos sugerem que a sua origem foi ao norte do Rio Amazonas, na Venezuela e Guiana Francesa, próximo às bacias dos rios Negro e Orinoco.

Você gosta desta fruta? Você tem dicas de receitas com abacaxi? 

TAGS
fruta
emagrecer

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ