É Bom Pra Quê?

07/01/2016 03:00 - Atualizado em 01/12/2016 11:07

Poder da copaíba: óleo pode tratar inflamações e curar doenças

O produto natural é extraído do caule da copaibeira, presente nas regiões amazônica e Centro-Oeste.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muito utilizado na medicina popular, o óleo de copaíba é conhecido pelos seus efeitos como anti-inflamatório e analgésico. Pode ser consumido oralmente, em líquido ou cápsulas, para tratar diversos problemas de saúde e também utilizado de forma tópica, sobre a pele e os cabelos.

Embora alguns de seus efeitos tenham respaldo científico, não é recomendado que se trate qualquer problema de saúde com o óleo de copaíba. É importante consultar um médico antes de buscar soluções caseiras para enfermidades ou incômodos, por menores que sejam.

Benefícios da copaíba para a saúde

O óleo de copaíba é um produto natural, extraído do caule da copaibeira, uma árvore que pode chegar aos 35 metros. Ela é nativa da região tropical da América Latina e África Ocidental e, no Brasil, está presente principalmente nas regiões amazônica e Centro-Oeste.

Entre as propriedades presentes no óleo, destaca-se o beta-cariofileno, um anti-inflamatório que age sobre a mucosa gástrica, aliviando azias e curando úlceras e gastrite.

Além de tratar inflamações e infecções, a copaíba também tem ação diurética, expectorante, desinfetante, antimicrobiana e estimulante, sendo utilizada para combater diversos problemas, como feridas, furúnculos, eczemas, urticárias, seborreias, gripe, tosse, disenteria, corrimentos ginecológicos, incontinência urinária, entre outros.

Saiba Mais
Alimentação e descanso são segredos de uma pele saudável
Garanta uma alimentação equilibrada para seu filho
Alimentação na amamentação pode influenciar o paladar do bebê

Apresenta ainda propriedades antissépticas, atuando tanto topicamente, tratando problemas na pele e no couro cabeludo, quanto internamente, agindo sobre as vias respiratórias e urinárias. Recentemente, o componente extraído da copaibeira vem sendo foco de estudos para avaliar seus efeitos contra o câncer.

Segundo pesquisas desenvolvidas pelo Instituto de Química e o Centro de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Unicamp, de São Paulo, é possível sintetizar uma substância presente na copaíba, o hyrtiosal, que tem a capacidade de combater células cancerígenas, principalmente as causadoras dos cânceres de próstata, ovário, pulmão, rins, mama e leucemia.

Além disso, o óleo também é muito utilizado na indústria cosmética, fazendo parte da composição de sabonetes, cremes, shampoo e óleos corporais, trazendo benefícios para a saúde da pele e dos cabelos.

Copaiba

Utilização do óleo

O óleo de copaíba é um líquido transparente, com tons amarelados, e possui um sabor amargo.

Muitos indicam a formulação natural para ser consumida ou aplicada sobre a pele, tratando infecções e inflamações em geral. Ele é utilizado em feridas, eczemas, psoríase, urticária, furúnculos e irritações do couro cabeludo e da pele. Além disso, há quem o ingira para combater afecções das vias respiratórias, como tosse, gripe, resfriados, bronquite e inflamação da garganta, além de infecção intestinal.

Apesar de todas as indicações populares do óleo de copaíba, não esqueça que é perigoso tratar problemas de saúde com soluções que não são prescritas por médicos. E se você já utilizou esse produto natural, conte sua experiência nos comentários!

TAGS
alimentação
saúde
beleza
pele

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ