É Bom Pra Quê?

07/01/2016 03:00 - Atualizado em 29/12/2016 05:48

Poder da copaíba: óleo pode tratar inflamações e curar doenças

O produto natural é extraído do caule da copaibeira, presente nas regiões amazônica e Centro-Oeste.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muito utilizado na medicina popular, o óleo de copaíba é conhecido pelos seus efeitos como anti-inflamatório e analgésico. Pode ser consumido oralmente, em líquido ou cápsulas, para tratar diversos problemas de saúde e também utilizado de forma tópica, sobre a pele e os cabelos.

Embora alguns de seus efeitos tenham respaldo científico, não é recomendado que se trate qualquer problema de saúde com o óleo de copaíba. É importante consultar um médico antes de buscar soluções caseiras para enfermidades ou incômodos, por menores que sejam.

Benefícios da copaíba para a saúde

O óleo de copaíba é um produto natural, extraído do caule da copaibeira, uma árvore que pode chegar aos 35 metros. Ela é nativa da região tropical da América Latina e África Ocidental e, no Brasil, está presente principalmente nas regiões amazônica e Centro-Oeste.

Entre as propriedades presentes no óleo, destaca-se o beta-cariofileno, um anti-inflamatório que age sobre a mucosa gástrica, aliviando azias e curando úlceras e gastrite.

Além de tratar inflamações e infecções, a copaíba também tem ação diurética, expectorante, desinfetante, antimicrobiana e estimulante, sendo utilizada para combater diversos problemas, como feridas, furúnculos, eczemas, urticárias, seborreias, gripe, tosse, disenteria, corrimentos ginecológicos, incontinência urinária, entre outros.

Saiba Mais
Garanta uma alimentação equilibrada para seu filho
Alimentação e descanso são segredos de uma pele saudável
Alimentação na amamentação pode influenciar o paladar do bebê

Apresenta ainda propriedades antissépticas, atuando tanto topicamente, tratando problemas na pele e no couro cabeludo, quanto internamente, agindo sobre as vias respiratórias e urinárias. Recentemente, o componente extraído da copaibeira vem sendo foco de estudos para avaliar seus efeitos contra o câncer.

Segundo pesquisas desenvolvidas pelo Instituto de Química e o Centro de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Unicamp, de São Paulo, é possível sintetizar uma substância presente na copaíba, o hyrtiosal, que tem a capacidade de combater células cancerígenas, principalmente as causadoras dos cânceres de próstata, ovário, pulmão, rins, mama e leucemia.

Além disso, o óleo também é muito utilizado na indústria cosmética, fazendo parte da composição de sabonetes, cremes, shampoo e óleos corporais, trazendo benefícios para a saúde da pele e dos cabelos.

Copaiba

Utilização do óleo

O óleo de copaíba é um líquido transparente, com tons amarelados, e possui um sabor amargo.

Muitos indicam a formulação natural para ser consumida ou aplicada sobre a pele, tratando infecções e inflamações em geral. Ele é utilizado em feridas, eczemas, psoríase, urticária, furúnculos e irritações do couro cabeludo e da pele. Além disso, há quem o ingira para combater afecções das vias respiratórias, como tosse, gripe, resfriados, bronquite e inflamação da garganta, além de infecção intestinal.

Apesar de todas as indicações populares do óleo de copaíba, não esqueça que é perigoso tratar problemas de saúde com soluções que não são prescritas por médicos. E se você já utilizou esse produto natural, conte sua experiência nos comentários!

TAGS
alimentação
saúde
beleza
pele

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ