É Bom Pra Quê?

20/08/2015 02:19 - Atualizado em 03/12/2016 06:31

Pitomba faz bem para a pele: Conheça 5 benefícios

Comum no Nordeste, a pitomba é rica em vitamina C e outros nutrientes essenciais para o organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já comeu pitomba? Apesar de ser nativa do Brasil, a fruta é mais cultivada e consumida no Nordeste, sendo pouco conhecida nas outras regiões do país. Da mesma família da jabuticaba, ela tem um sabor doce e ácido ao mesmo tempo, sendo ótima para ser consumida tanto in natura quanto em pratos doces e salgados.

A fruta é fonte de vitamina C, que ajuda a proteger o corpo contra os efeitos dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Os resultados são percebidos principalmente na pele, pois combate as rugas e proporciona um aspecto mais saudável.

mulher bebe suco de pitomba

O sabor da pitomba

As árvores de pitomba crescem em áreas próximas à Mata Atlântica e à Amazônia, e podem chegar a 12 metros de altura. São comuns no Nordeste, principalmente em Pernambuco. Parente da lichia e da jabuticaba, o fruto pode ser colhido de janeiro ao final do mês de abril.

Quando madura, a fruta possui uma casca de cor marrom, que apesar de dura é fácil de romper. Dentro estão o caroço e a polpa, que é a parte esbranquiçada e brilhosa, com um sabor doce e levemente azedo.

A pitomba é uma ótima opção de lanche para ser consumida in natura e possui cerca de 33 calorias por unidade. Também pode ser transformada em doces, acrescentada a receitas de bolos e tortas, ou ainda ser utilizada para acompanhar pratos salgados, como saladas ou peixes. Não existe restrição ao consumo da fruta.

Benefícios da fruta

1. Previne o envelhecimento da pele

Com grande concentração de vitamina C, a pitomba possui ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres. Com isso, previne o envelhecimento precoce da pele e o surgimento de rugas, além de dar mais vida e força para os cabelos.

2. Fortalece a imunidade

A vitamina C presente na fruta não age apenas no envelhecimento da pele, mas também de todas as células do organismo. A ação do nutriente fortalece o sistema imunológico e ajuda a proteger o corpo.

3. Combate problemas intestinais

Possui também fibras e ação antidiarreica e adstringente, podendo ser usada por quem sofre de problemas intestinais. O caroço da pitomba, especialmente, é eficaz no tratamento de diarreias graves.

4. Mantém a saúde do sangue

Outro benefício é a presença de ferro, que contribui para a formação de hemoglobina, além de ser essencial para o bom funcionamento das células, para a síntese de DNA e para o metabolismo energético do organismo.

5. Protege os ossos

A pitomba também rica em cálcio, contribuindo para o desenvolvimento dos ossos e a proteção contra problemas como osteoporose.

Você já conhecia os benefícios dessa fruta? Conhece receitas com pitomba? Deixe um comentário! E continue de olho no Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas de nutrição.

TAGS
nordeste
vitamina c
Amazônia
frutas brasileiras

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ