É Bom Pra Quê?

17/11/2015 09:18 - Atualizado em 29/11/2016 09:48

Pitaya emagrece e combate o colesterol: Confira 3 receitas

Além dos benefícios para a saúde, a fruta dá um sabor especial para várias receitas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Considerada uma fruta exótica e muito deliciosa, a pitaya é rica em vitaminas e nutrientes, possuindo baixo valor calórico. Por isso, é muito indicada para o cardápio de quem quer perder ou controlar o peso, pois também contém propriedades que ajudam no processo de emagrecimento.

Com uma polpa doce e macia, e um sabor comparado ao do kiwi e do melão, a fruta é muito utilizada em doces, geleias, iogurtes, sorvetes e tortas. Também combina muito bem como acompanhamento nas saladas. Confira três receitas com a fruta do dragão.

Principais benefícios da pitaya

Também conhecida como pitaia, a fruta possui apenas 50 calorias em cada 100 gramas, contendo ainda propriedades termogênicas que aumentam a queima de calorias e gorduras dos alimentos. Além disso, fornece duas substâncias importantes: o glucagon, que dá sensação de saciedade, e a tiramina, que inibe o apetite e controla a compulsão, principalmente por doces.

Saiba Mais
Conheça os benefícios da mangaba para a sua saúde
Lichia: Conheça mais sobre essa fruta exótica
Mirtilo é antioxidante e fonte de vitaminas

A pitaya também diminui os níveis do colesterol ruim e aumenta os níveis do colesterol bom, ajudando a melhorar a saúde cardíaca. Além disso, reduz os riscos de desenvolver doenças cardíacas e pressão alta, sendo uma boa fonte de gorduras monossaturadas, que ajudam a manter o coração em boas condições.

A fruta do dragão possui altos níveis de antioxidantes como a vitamina C, que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a combater os radicais livres. Devido ao alto teor de fibra, também melhora o funcionamento do sistema digestivo e ainda ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

pitaya cortada

Inclua a fruta no cardápio

1. Pudim

Ingredientes

- ½ xícara de chá de água

- ½ xícara de chá de chia

- 1 sachê de gelatina incolor sem sabor

- 1 pitaya

- 1 embalagem de leite de coco

- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo.

Modo de Preparo:

Prepare a gelatina com a água e reserve por cinco minutos. Em seguida, coloque o leite de coco e o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio. Retire a polpa da pitaya, esprema com um garfo e leve para a panela. Por último, acrescente a gelatina e misture por um minuto. Sirva em um refratário e leve à geladeira por quatro horas.

2. Salada

Ingredientes:

- 1 pitaya

- 150g de queijo gorgonzola

- 200g de creme de leite fresco

- Folhas de alface, rúcula e agrião

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador o queijo gorgonzola e o creme de leite fresco. Reserve. Descasque a pitaya e corte-a em cubos. Em uma saladeira, misture as folhas verdes bem lavadas, a fruta e a pasta feita com o queijo e o creme de leite. Prove e, se achar necessário, tempere com sal.

3. Suco

Ingredientes

- 1 pitaya

- 5 folhas de hortelã

- ½ limão espremido

- 1 pedaço pequeno de gengibre

- 1 talo de salsão

- 250ml de água de coco.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até misturar bem. Beba logo em seguida.

Qual das receitas é a sua preferida? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
fruta do dragão
pitaia
suco
salada

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ