É Bom Pra Quê?

18/04/2015 05:05 - Atualizado em 02/01/2017 11:30

Pitanga hidrata a pele e previne o envelhecimento

Pura ou em forma de suco e chá, a pitanga é uma fruta que faz bem para pele e intestino.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muito comum no Brasil, a pitanga é uma fruta pequena, mas com grandes benefícios. Rica em nutrientes como as vitaminas A e C, o cálcio, o ferro e o fósforo, ela é considerada um dos melhores antioxidantes naturais, prevenindo a osteoporose e o envelhecimento antes do tempo.

Originário da Mata Atlântica brasileira, o fruto da pitangueira também possui antocianinas e fenóis, duas substâncias que combatem doenças degenerativas e protegem as moléculas de DNA contra mutações cancerígenas. Conheça mais sobre a pitanga e saiba como inseri-la no seu cardápio.

pitanga

Benefícios da pitanga para a pele

Nos meses de março e abril, ou entre agosto e dezembro, você pode ganhar uma grande aliada no combate ao envelhecimento. A pitanga é colhida principalmente nesses períodos, e seus componentes melhoram a elasticidade da pele, seja com a ingestão da fruta ou com o uso de seus derivados.

Os radicais livres são os principais responsáveis por envelhecer a pele. Como nosso organismo não consegue combatê-los sozinhos, precisamos ingerir substâncias que façam esse trabalho.

Na fruta da pitangueira encontra-se a vitamina A, que possui ação anti-inflamatória, regenerativa e neutralizadora dos radicais. Dessa forma, com a ingestão, o tecido epitelial fica mais consistente e com a elasticidade melhorada. Rugas e acnes também podem ser evitadas com o consumo da pitanga.

Mas não é só na alimentação que ela pode ajudar a melhorar a pele. Diversos cremes e hidratantes com base na fruta podem concentrar ainda mais vitamina A e são feitos especialmente para o rosto. Lembre-se, porém, de procurar um ideal para sua idade e seu tipo de pele.

Um excelente diurético

Quem deseja perder alguns quilinhos também pode receber ajuda da pitanga. Quando consumida em forma de suco, sua ação diurética permite eliminar as toxinas do corpo, que se desenvolvem pela má alimentação e pelo estresse. Com poucas calorias, ela também pode ser usada em doces, como geleias e refrescos.

As propriedades depurativas e digestivas da fruta também colaboram para o funcionamento do intestino, auxiliando no tratamento da diarreia e da constipação. Além disso, doenças cardiovasculares, câncer, problemas inflamatórios e artrite podem ser combatidos com a pitanga.

Os compostos fenólicos dessa fruta têm ação hipoglicemiante, que inibe as enzimas alfa-glicosidase, maltase e sucrase. Simplificando, o consumo da fruta beneficia o tratamento de pessoas com diabetes.

Mas não é apenas a fruta em si que traz benefícios ao corpo. As folhas da árvore de pitangueira são muito utilizadas no tratamento de hipertensão, febre e doenças do estômago. Elas agem como calmantes naturais e auxiliam nos cuidados do reumatismo e da bronquite.

Para aproveitar as propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e diuréticas das pitangas, você pode consumir as frutas puras, ou na forma de chá e suco.

O suco pode ser preparado com ¼ de polpa da fruta para cada 200ml de água. Quando for adoçar, prefira o mel. Beba logo após o preparo para garantir maior concentração de nutrientes.

Com as folhas de pitangueira, você pode fazer o chá. Ponha 10 folhas bem limpas dentro de uma panela com 500ml de água. Leve ao fogo e deixe ferver por cinco minutos. Você pode beber quente ou frio.

Gostou das dicas de alimentação? Conte para nós! E aproveite para conhecer nosso especial Você Mais Saudável - Alimentação. Porque você já sabe, né? Sempre tem novidade aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
antioxidante
diurético
vitaminas
pele

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ