É Bom Pra Quê?

19/09/2015 09:02 - Atualizado em 08/12/2016 11:28

Pimenta-preta é amiga da dieta! Conheça 6 benefícios

A especiaria tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Além de dar um sabor especial a qualquer receita, a pimenta-preta também é responsável por importantes benefícios para a saúde. A especiaria, nativa da Índia, é um dos temperos mais populares do mundo.

Também chamada de pimenta-do-reino, ela é colhida ainda antes de amadurecer, passando por um processo de fermentação e secagem. Assim, o sabor ainda fica apimentado, mas de maneira mais leve. Conheça benefícios do tempero e veja como utilizá-lo de maneira saudável.

pimenta-preta na colher de pau

6 benefícios da pimenta-preta

A pimenta-preta pode ser muito benéfica. Porém, lembre-se que, para potencializar os resultados, é preciso apostar em uma dieta equilibrada, combinada com a prática regular de atividades físicas.

1. Ação antioxidante

A ação antioxidante neutraliza os radicais livres, componentes responsáveis pelo envelhecimento da pele e de outros órgãos. Além disso, auxilia na ação das vitaminas C e E, garantindo melhora no sistema imunológico.

2. Ação anti-inflamatória

A substância capsaicina, presente na pimenta-preta, está diretamente relacionada a propriedades anti-inflamatórias, além de ser responsável pela ardência do produto. Capaz de aliviar dores e prevenir gripes, ela é considerada um remédio natural.

3. Fonte de nutrientes

A pimenta-do-reino é uma fonte rica de fibras, cálcio, potássio, magnésio, ferro e vitaminas. Inserida em pratos diversos, ela colabora para um organismo mais fortalecido e saudável, refletindo na saúde e na beleza.

4. Auxílio na digestão

A especiaria também está associada com a melhora do funcionamento do aparelho digestivo. Quando ingerida, a pimenta-preta colabora para a salivação, estimulando a secreção gástrica, que permite uma melhor digestão. Além disso, influencia a motilidade gastrointestinal, dando sensação de bem-estar após a refeição.

5. Metabolismo acelerado

Ao ingerir a iguaria, o corpo tem sua temperatura elevada, aumentando e potencializando o gasto calórico. Logo, a pimenta-preta está diretamente associada ao emagrecimento e à eliminação da gordura localizada.

6. Melhor humor

Dá para acreditar? O consumo dessa pimenta está associado, inclusive, com a melhora do humor da pessoa. A especiaria colabora para o aumento do fluxo sanguíneo periférico, sendo útil, inclusive, para diminuir a ansiedade e o nervosismo.

Saiba Mais
Dieta termogênica ajuda a queimar gordura
Arde, mas faz bem: Inclua pimenta no seu cardápio
Pimenta calabresa é cicatrizante e ajuda a emagrecer

Consuma com moderação

Depois de ficar por dentro dos pontos positivos da pimenta, não queira sair salpicando a especiaria em todos os pratos. Para desfrutar dos benefícios, é preciso cautela e moderação no uso.

Quando utilizada em excesso, a pimenta-do-reino tende a irritar a mucosa intestinal, causando mal-estar e dores. Consequências como hemorroidas, úlceras e gastrite tendem a estar mais relacionadas ao consumo de pimentas mais fortes ou in natura.

Você costuma utilizar essa especiaria em seus pratos? Qual a maneira mais saborosa de aproveitá-la na gastronomia? Não deixe de comentar! E aproveite para continuar de olho nas dicas de alimentação do Vivo Mais Saudável.

TAGS
emagrecimento
envelhecimento
anti-inflamatório
termogênicos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ