É Bom Pra Quê?

17/12/2015 11:12 - Atualizado em 03/12/2016 05:01

Pimenta-da-jamaica: Tempero é só para os fortes

Considerada muito picante, a pimenta-da-jamaica deve ser consumida com moderação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para quem não está acostumado a comer comidas muito apimentadas, é preciso ir com calma na pimenta-da-jamaica. Com alto teor picante, ela é muito utilizada em molhos, pratos com carnes brancas e até mesmo em doces, dando um sabor diferenciado para algumas sobremesas.

Além de ser uma ótima opção de tempero, a pimenta ainda traz benefícios para a saúde, possuindo propriedades anestésicas, antioxidantes, analgésicas, antissépticas, carminativas, relaxantes, estimulantes, digestivas e tônicas. Saiba como aproveitá-la no dia a dia.

pimenta-da-jamaica

Propriedades da pimenta-da-jamaica

A pimenta-da-Jamaica é rica em vitaminas C, B1 e B2, além de betacaroteno. Na medicina popular, o extrato do óleo da pimenta é como um anestésico natural, atuando também contra dores musculares. Ela ainda pode ser misturada com outras ervas e aplicada em forma de cataplasma para tratamento de reumatismos.

Na cosmética, o extrato da pimenta-da-jamaica é utilizado na fabricação de perfumes e colônias, além de compor quimicamente alguns produtos para limpeza bucal.

Fonte de antioxidantes, o consumo ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a proteger o organismo contra os radicais livres, prevenindo também o envelhecimento precoce da pele. Combate flatulências e a constipação, melhorando a digestão e possuindo um efeito revigorante no sistema nervoso. 

Agora, para aproveitar apenas os benefícios da pimenta-da-jamaica, é preciso ter alguns cuidados e consumi-la com moderação. Ingerir pratos muito apimentados todos os dias, por exemplo, é desaconselhável, pois pode irritar as mucosas do estômago e dos intestinos, além de deixar o paladar insensível. Além disso, a pimenta é contraindicada durante a gravidez.

Saiba Mais
Canela oferece sabor e benefícios para saúde
Pimenta calabresa é cicatrizante e ajuda a emagrecer
Chá de abacaxi e gengibre acelera o metabolismo: Aprenda a fazer

Como incluir no cardápio

Pequena e colorida, a pimenta-da-jamaica é usada principalmente em molhos, salsas, conservas, guisados e como tempero em geral. Seu sabor se assemelha a uma combinação de canela, cravo-da-índia e noz-moscada. Ao fazer preparações com a pimenta, é importante proteger as mãos e os olhos.

O tempero também combina bem com frangos e peixes, assados, bolinhos de carne, molhos de tomate, bolos de frutas, bolachas e frutas assadas, além de doces como pudins, tortas e mousses. A combinação da pimenta com chocolate é a pedida certa para quem gosta de sabores diferentes.

Confira a seguir uma receita de mousse de chocolate com pimenta-da-jamaica.

Ingredientes:

- 150g de chocolate meio amargo em barra picado

- 150g de chocolate ao leite em barra picado

- 1 lata de creme de leite com soro

- ⅓ de xícara de mel

- 1 colher de sopa de uísque

- ¼ de xícara de leite

- ½ colher de chá de pimenta-da-jamaica.

Modo de Preparo:

Aqueça o creme de leite até começar a ferver. Junte os chocolates picados e mexa bem até dissolverem. Em seguida, misture o mel, o uísque, o leite e a pimenta, mexendo bem até incorporar à mousse. Despeje em um recipiente ou em taças individuais e leve à geladeira por no mínimo quatro horas. Sirva bem gelada, acompanhada de chantili ou de sorvete de creme.

Que achou das dicas de nutrição? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
remédio natural
tempero
receita com pimenta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ