É Bom Pra Quê?

18/11/2015 12:03 - Atualizado em 10/12/2016 02:40

Pimenta-cumari transforma o cardápio e a saúde

Especiaria é uma importante aliada na prevenção de doenças e no fortalecimento do sistema imunológico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Além de deixar o prato mais saboroso, a pimenta-cumari é uma importante aliada na hora de cuidar da saúde. Assim como as demais especiarias, ela traz nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

O consumo de pimenta no Brasil ainda é baixo. Apesar de ser popular na gastronomia nordestina, os benefícios do ingrediente ainda ficam ofuscados devido à baixa utilização. Que tal saber por que a cumari não deve ficar de fora do seu cardápio? Confira!

casal usando pimenta-cumari na receita

Benefícios da pimenta-cumari

O sabor forte e picante da pimenta-cumari faz dessa especiaria um grande sucesso. Ela é popular no preparo de conservas, dando um gosto marcante a diversas receitas.

O ingrediente faz parte do gênero Capsicum e, assim como outras pimentas famosas desse grupo, possui a capsaicina, uma poderosa substância antioxidante. Além de ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, também contribui na prevenção de doenças cardiovasculares e do diabetes.

O consumo da pimenta colabora no auxílio da digestão, uma vez que estimula a salivação e a produção da secreção gástrica. Ainda, ajuda a acelerar o metabolismo, contribuindo para eliminar aquelas gordurinhas localizadas indesejadas.

Além disso, estudos apontam que a pimenta pode ser poderosa até mesmo na prevenção do câncer. Os fitoquímicos presentes em sua composição são considerados quimiopreventivos.

Se tudo isso já não fosse mais que suficiente, a pimenta-cumari tem ação anti-inflamatória, melhora do sistema circulatório e fortalece o sistema imunológico. O valor nutricional da pimenta também é destaque, com presença de vitaminas A, C E e do complexo B, bem como minerais.

Saiba Mais
Pimenta calabresa é cicatrizante e ajuda a emagrecer
Arde, mas faz bem: Inclua pimenta no seu cardápio
Canela oferece sabor e benefícios para saúde

Receita: Conserva de vinagre com pimenta

Depois de conhecer os benefícios dessa especiaria, aprenda como adicionar mais sabor às suas receitas. Prepare hoje mesmo!

Ingredientes:

- Pimenta-cumari a gosto

- 1 copo de vinagre de vinho branco

- 1 colher de sopa de sal

- 1 colher de sopa de açúcar

- Pimenta-do-reino a gosto

- Folhas de alecrim.

Modo de Preparo:

Lave bem as pimentas e reserve. Misture os ingredientes líquidos e leve ao fogo. Acrescente as folhas de alecrim. Quando começar a ferver, junte a cumari e acerte o tempero com pimenta-do-reino. Espere esfriar um pouco e guarde o conteúdo num recipiente de vidro. Fora da geladeira, sem abrir, a conserva dura até um ano. Depois de aberta, deve ser mantida sob refrigeração.

Vale lembrar que, apesar das vantagens de incluir a especiaria no cardápio, é preciso bom senso. Tudo que é demasiado acaba se tornando prejudicial. O ideal é aliar o consumo de pimentas a uma dieta equilibrada e variada.

Qual a sua maneira favorita de consumir pimenta? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
nutrição
especiaria
benefícios da pimenta
antioxidante

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ