É Bom Pra Quê?

01/12/2015 11:09 - Atualizado em 05/12/2016 02:27

Pimenta chilli queima… As calorias! Conheça os benefícios

O condimento também ajuda a controlar o colesterol e a prevenir o câncer.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A pimenta chilli, também conhecida como dedo-de-moça, é uma superamiga do organismo. Além de dar um sabor especial às receitas, age como medicamento natural.

Com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, anticancerígenas e antimicrobianas, o condimento tem tudo para fazer parte da sua alimentação. Confira abaixo outros benefícios e aprenda uma receitinha deliciosa.

pimenta chilli numa tábua

Benefícios da pimenta chilli

Aromática e ardida, a pimenta chilli possui capsaicina, um princípio ativo que contribui para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Além disso, essa mesma substância é termogênica, ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo, colaborando para a queima de calorias e o emagrecimento.

A pimenta também pode ser poderosa no controle dos níveis de colesterol. Já a vitamina C, também presente na especiaria, aumenta as defesas do sistema imunológico, minimizando os riscos de gripes, resfriados, infecções e outros problemas. Já as propriedades antioxidantes são aliadas na neutralização dos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e, até mesmo, prevenindo o câncer.

Os carotenoides presentes na dedo-de-moça colaboram para a saúde dos olhos, além de prevenir doença crônicas como a catarata e o diabetes. Já a adrenalina promovida pelo consumo da pimenta pode ser a dose de ânimo que você está precisando.

Vale lembrar que tudo em demasia é prejudicial. O mesmo serve para o consumo excessivo de pimenta. É importante que ela seja dosada e utilizada com atenção.

Saiba Mais
Canela oferece sabor e benefícios para saúde
Pimenta calabresa é cicatrizante e ajuda a emagrecer
Arde, mas faz bem: Inclua pimenta no seu cardápio

Experimente: Antepasto de pimenta chilli

Agora que você está por dentro dos benefícios da pimenta chilli, confira uma receitinha saborosa para você apimentar o cardápio. O antepasto abaixo pode ser servido com pãezinhos ou utilizado para temperar outros pratos.

Ingredientes:

- 20 unidades de pimenta dedo-de-moça

- 8 unidades de pimenta cambuci

- 200g de azeitonas verdes em rodelas

- 100g de alcaparras

- 150g de frutas cristalizadas

- 1 cebola média cortada em pedaços

- 4 dentes de alho cortados em lâminas

- ½ pimentão amarelo cortado em pedaços

- ½ pimentão vermelho cortado em pedaços

- 3 colheres de vinagre

- Sal a gosto

- Óleo de soja.

Modo de Preparo:

Pulse as pimentas inteiras no liquidificador, sem desmanchá-las. Leve ao fogo até secar. Acrescente os demais ingredientes e deixe ferver. Use óleo suficiente para cobrir tudo e espere que ele vá se colorindo com a pimenta. Por último, acrescente o sal. Deixe descansar por pelo menos quatro dias antes de usar.

Conhece outras receitas com a pimenta chilli? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
dedo-de-moça
termogênicos
vitamina c
capsaicina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ