É Bom Pra Quê?

17/12/2014 01:01 - Atualizado em 03/12/2016 08:02

Pepino atua contra o câncer e tem mais benefícios

O consumo de pepino é indicado para quem deseja tratar e prevenir problemas de saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Que tal uma saladinha com pepino? Tradicional na mesa do brasileiro, o vegetal é rico em nutrientes, vitaminas e minerais. Além de possuir propriedades que atuam contra o câncer, ele também traz benefícios para o funcionamento do organismo e até para a beleza da pele. Muito indicado para prevenir e tratar problemas de saúde, ele hidrata o corpo e repõe as vitaminas diárias.

pepino

Principais benefícios do pepino para a saúde

Ajuda a prevenir o câncer

O pepino contém um tipo de fitonutriente que reduz o risco de vários tipos de câncer, como câncer de mama, ovário, útero e próstata. A substância ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas e tem propriedades anti-cancerígenas.

Melhora o aspecto da pele

O vegetal também traz diveros benefícios para a pele, sendo muito utilizado em produtos cosméticos. Ele atua principalmente como hidratante natural, deixando a pele com um aspecto mais macio e suave.

Além disso, tem propriedades que diminuem as olheiras. O inchaço e as manchas escuras ao ao redor dos olhos podem ser tratados através da aplicação de rodelas de pepino no local, pois o vegetal contém ácido ascórbico e ácido cafeico.

A presença de antioxidantes, como as vitaminas C, A e K, ainda ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele, evitando rugas e sinas de expressão.

É importante contra doenças cardíacas

Outro benefício do pepino é a redução dos níveis de colesterol no sangue. Com isso, ele ajuda na limpeza das artérias sanguíneas, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares. As fibras presentes no vegetal também auxiliam no controle do colesterol.

Combate o diabetes

O pepino tem baixo valor calórico e quase não contém glicose. Também ajuda na produção de células beta, que são necessários para a síntese de insulina no corpo. Além disso, ele possui um hormônio que é utilizado pelas células do pâncreas para produzir insulina.

Com esses fatores, o vegetal regula a glicose presente no sangue, combate o diabetes tipo 2 e é indicado para pessoas já diabéticas.

Melhora a digestão

Por ser rico em fibras, ele ajuda na limpeza do intestino e regula o sistema digestivo. O seu consumo é muito indicado para combater a prisão de ventre e outros problemas intestinais. Como contém bastante água, também ajuda na liberação de toxinas.

O vegetal pode ainda aliviar dores de cabeça, controlar a pressão arterial, reduzir dores nas articulações e fortalecer o crescimento das unhas e do cabelo.

pepino

Saiba mais sobre o pepino

O pepino é muito utilizado em saladas e geralmente consumido cru. O pepino também é adicionado a sucos, sopas e diversos outros pratos. Devido a sua facilidade de cultivo, que é feito no mundo todo, ele é facilmente encontrado e tem um preço bastante acessível.

O vegetal contém cerca de 95% de água, hidratando e eliminando as toxinas presentes no corpo. Também possui alta concentração de carboidratos e fibras. As vitaminas presentes são a vitamina A, vitamina B, vitamina C e vitamina K. Já os minerais fornecidos são o cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco, fluoreto e sílica.

Que tal incluir o pepino em sua dieta? Deixe um comentário e não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
nutrição
prevenção de doenças
câncer

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ