É Bom Pra Quê?

24/09/2014 08:15 - Atualizado em 09/12/2016 02:02

Pão integral emagrece, mas só se você escolher o produto certo

Ler detalhadamente o rótulo do produto ajuda a entender se o pão integral emagrece mesmo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você decide cuidar da alimentação. Vai até o supermercado e, na gôndola de pães, escolhe o primeiro produto que contenha a inscrição “integral” na embalagem, pois ouviu dizer que pão integral emagrece e quer experimentar.

Mas você sabia que tomar essa atitude pode não algo benéfico para sua saúde? É que nem tudo que está escrito nas embalagens é a mais pura verdade.

pao-integral-emagrece

Como saber se seu pão integral emagrece

As marcas de produtos alimentícios costumam anunciar que os seus produtos são integrais para atrair mais consumidores, mas nem sempre a palavra “integral” significa saúde. Isso porque as empresas utilizam a inscrição em suas embalagens mesmo que a quantidade de fibras ou farinha integral seja muito baixa.

Para identificar qual produto escolher e ter certeza que esse pão integral emagrece, o primeiro passo é verificar os componentes do produto. A informação costuma ficar na parte de trás da embalagem e só pode ser vista se você retirar o produto da gôndola – técnica que muitas vezes facilita a venda de produtos com embalagens enganosas.

“Os ingredientes são listados no rótulo em ordem decrescente, ou seja, do que existe em maior para o que existe em menor quantidade. No caso dos pães, o primeiro ingrediente que deve estar na lista para que você saiba se ele é integral mesmo é a farinha de trigo integral”, explica a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira. Ela diz ainda que, na maioria dos pães, o ingrediente principal é a farinha de trigo enriquecida.

Um outro fator que deve ser levado em conta na hora de comprar o seu pão é a quantidade de fibras. Um produto que se diz integral mas possui baixo teor de fibras certamente não trará o resultado esperado pelo consumidor. A quantidade ideal de fibras para garantir que o pão integral emagrece é de cerca de 3 gramas por fatia consumida.

Por que o pão integral emagrece

E são justamente as fibras as maiores responsáveis pelo sucesso dos produtos integrais, de forma geral. O pão integral emagrece em relação ao pão branco por possuir uma alta quantidade de fibras, que dão sensação de saciedade ao organismo. Ou seja, você come menos e o corpo leva mais tempo para digerir, diminuindo a fome e a ingestão de gorduras.

Os alimentos integrais também são fundamentais no emagrecimento por acelerarem o funcionamento do metabolismo. A atividade metabólica é o gasto de energia que o corpo realiza para se manter funcionando durante o dia, sem contar as atividades físicas. Quando o metabolismo acelera, ele consome mais energia, as famosas calorias, e por isso auxila no emagrecimento.

O que você precisa saber é que o pão integral emagrece, combate disfunções como diabetes e hipertensão, auxilia no funcionamento do intestino e, se enriquecido com outros cereais, pode cuidar até do seu colesterol. Mas tudo isso só acontecerá se você souber olhar corretamente os rótulos e as embalagens dos produtos. Verifique se você fez a escolha certa e então desfrute dos benefícios.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como o pão integral emagrece? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação saudável
fibras

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ