É Bom Pra Quê?

02/05/2015 04:34 - Atualizado em 09/12/2016 03:52

Pão com grãos: Saiba como escolher o melhor

As opções com cereais integrais são mais nutritivas e saudáveis, pois são ricas em fibras e têm poucas calorias.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O pão é um dos principais alimentos do cardápio diário dos brasileiros, compondo principalmente o café da manhã. Porém, as opções tradicionais são ricas em carboidrato e pobres em fibras, o que pode prejudicar uma dieta saudável. Como alternativa, está o pão com grãos, mais nutritivo e rico em fibras.

Existem vários tipos de pão com grãos, trazendo sementes e valores nutricionais diferentes. Para saber escolher o melhor para você, fique atenta às principais variações e aos benefícios que eles trazem para a saúde.

Tipos de pão com grãos

Todo mundo já ouviu falar que o pão integral é mais nutritivo que o pão branco. Ele é preparado com farinha integral ou fibra de trigo, possuindo mais vitaminas e nutrientes, enquanto o pão tradicional contém apenas farinha refinada.

Além disso, a opção integral ainda pode conter outros componentes, como aveia, cereais e outras fibras, além de uvas-passas e até frutas cristalizadas.

pao com graos

Na categoria de pão com grãos, existem três tipos que são os mais conhecidos: o de sete, o de nove e o de 12 grãos. Eles apresentam maior teor de fibras e, quanto mais grãos, maior também é a quantidade delas.

Na composição desses pães, são utilizados diversos tipos de grãos, como flocos de centeio, semente de girassol, farinha de cevada, farelo de aveia, gergelim, flocos de milho, semente de linhaça, grãos de quinoa, grãos de centeio, grãos de milheto e grãos de triticale.

As calorias também variam, sendo que duas fatias de pão sete grãos possuem cerca de 97kcal. Já a mesma quantidade do nove grãos pode chegar a 114kcal. O 12 grãos ainda tem um pequeno aumento, cerca de 115kcal.

Na hora de escolher o tipo de pão com grãos, pode haver algumas dúvidas, pois é comum encontrar diferentes termos nos rótulos dos produtos - "grão integral", "trigo 100%" ou "feito com grãos integrais”, por exemplo. Com esses termos, é difícil identificar se o pão realmente é integral e quais os grãos que ele possui.

Por isso, a dica é não levar em consideração apenas o que diz o rótulo dos alimentos e procurar as informações nutricionais. Todos os produtos alimentícios possuem uma tabela nutricional na embalagem, com uma lista dos ingredientes utilizados na composição. Nessa listagem é possível conferir exatamente o que você está comprando.

Benefícios do pão com grãos para a saúde

O pão com grãos é muito indicado para quem quer seguir uma dieta mais saudável e nutritiva. Os cereais integrais possuem antioxidantes, fenóis, lignanas e saponinas, substâncias que melhoram o funcionamento do organismo e são associadas em estudos a uma redução do risco de câncer.

Além disso, são ricos em vitaminas do complexo B, que beneficiam o cérebro. Sem falar que são ótimas fontes de fibras. Indica-se consumir entre 20g e 40g de fibras por dia. Essas substâncias melhoram o funcionamento do intestino e ainda ajudam no processo de emagrecimento, pois saciam a fome por mais tempo e têm baixo valor calórico.

Gostou das dicas para sua alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
integrais
emagrecimento
fibras
pão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ