É Bom Pra Quê?

01/05/2015 02:21 - Atualizado em 02/12/2016 07:54

Painço ajuda a prevenir anemia e a reduzir o colesterol

Seja para emagrecer ou para manter-se saudável, o painço é um grão indispensável no cardápio.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um grão pequenino, utilizado para alimentar os pássaros, é repleto de benefícios para o organismo humano. Originário da China, o painço é semelhante ao milho, porém de coloração mais clara e arredondada. O cereal é um excelente aliado na dieta de quem busca a manutenção ou a perda de peso.

Além do grão puro, existe a farinha de painço, que pode ser usada em bolos, pães, sucos e outras comidas. Por ser rico em fibras, auxilia a manter o intestino funcionando e promove melhor digestão. Com esse cereal no cardápio, você se sente mais saciado, o que favorece o emagrecimento. Ficou curioso? Conheça mais benefícios.

Comer painço deixa você mais saudável

Da mesma forma que proporcionam a sensação de saciedade, as fibras do grão atuam no controle do diabetes. Auxiliando a absorver a glicose pelo organismo, elas podem ser um excelente composto na dieta de quem possui a doença.

painco

Outra substância que ajuda a controlar a glicemia é o magnésio, que mantém o organismo mais forte. Além do diabetes, esse mineral regula a pressão arterial e o colesterol, reduzindo as chances de sofrer infartos ou desenvolver outras doenças do coração. Porém, é necessário equilibrar o painço na dieta, evitando também gorduras e açúcares em demasia.

Fortalecido com ferro e vitamina C, o grão ajuda a prevenir a anemia. Ele proporciona maior absorção dos nutrientes no corpo, aumentando o nível de hemoglobina no organismo. O LDL, conhecido como colesterol ruim, também é combatido através dos aminoácidos lecitina e metionina.

Para os ossos, o cereal é repleto de benefícios, pois oferece magnésio, manganês e fósforo, substâncias essenciais para a formação de uma estrutura óssea saudável. O fósforo e o manganês ajudam a formar os ossos, enquanto o magnésio absorve o cálcio e previne a osteoporose.

Atuando contra o surgimento do cálculo biliar, o grão retarda a absorção de gordura e diminui a secreção de bile, protegendo a vesícula em função das fibras e combatendo a formação dos cálculos.

Até mesmo para o câncer o painço tem se mostrado eficiente. Do mesmo modo que a linhaça, ele possui lignanas, substâncias que conseguem regular os hormônios da mulher, em especial durante os períodos de menstruação e na menopausa. Com o organismo equilibrado e uma dieta repleta de nutrientes, o grão diminui os riscos do câncer de mama.

Painço deixa você feliz

Nada de moleza. Com o painço, o organismo ganha uma dose extra de disposição. Rico em carboidratos e em fósforo, o grão é aliado no combate o desânimo, oferecendo nutrientes essenciais para promoção de energia ao corpo. Os carboidratos, juntamente com o fósforo, se transformam em moléculas de ATP, responsáveis pelo vigor.

Você também pode se manter jovem por mais tempo com o cereal. Ele é fonte de antioxidantes, que limpam o corpo dos radicais livres que se formam no organismo. Esses radicais são substâncias que danificam as estruturas das células e comprometem seu funcionamento saudável, o que favorece o desenvolvimento de várias doenças.

Quer se sentir mais feliz? O triptofano, uma substância presente no grão, é responsável por produzir a serotonina, o chamado “hormônio do bom humor”. O magnésio, que também é um dos compostos do cereal, auxilia na conversão do triptofano em serotonina, proporcionando saúde e bem-estar.

Viu como "comida de passarinho" pode ser uma ótima opção para seu cardápio? Comente aqui! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
diabetes
anemia
emagrecimento
menopausa

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ