Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

ESPECIALIDADE

Nutrição

ONDE ATENDE

Instituto Mineiro de Endocrinologia - Rua Alagoas, 601 - Savassi - Belo Horizonte

Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

Apresentação

Nutricionista formada pela UNI-BH, especialista em Nutrição Clínica (Faculdade São Camilo), em Fisiologia do Exercício Avançada (Instituto Aleixo) e em Obesidade e Emagrecimento (Estácio de Sá). Atualmente, pós-graduanda em Alimentos Funcionais e Nutrigenômica (Estácio de Sá).

O que Trata

Alimentação.
 

Formação Acadêmica

Possui cursos de Personal Diet, Atendimento em Consultório, Dietoterapia na Prática Clínica e Nutrição em Cirurgia Bariátrica.

Cargos e Títulos

Membro do Instituto Mineiro de Endocrinologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Especialista em Nutrição Clínica, Fisiologia do exercício e Obesidade e emagrecimento; colunista convidada de sites e publicações de vida saudável.

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

É Bom Pra Quê?

29/07/2015 06:00 - Atualizado em 02/12/2016 04:08

Ovo, Vinho e Café: Nutricionista fala de mitos e verdades

Antes de ser radical na sua dieta, saiba mais sobre este trio bem polêmico e veja se realmente vale retirar do cardápio.

POR

Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

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Quem não gosta de uma boa taça de vinho, ou um ovo fresquinho, ou aquele cafezinho para espantar o sono, né? Mas será que esses alimentos fazem bem à sua saúde? A nutricionista Renata Oliveira explica os mitos e as verdades sobre esses alimentos que não saem do nosso dia a dia. Confira! 

OVO

Ovo, faz bem ou faz mal, considerando seu teor de gordura saturada?

Faz bem. 

Há riscos em comer ovo cru ou com a gema mole?

O único problema de comer a gema crua seria a contaminação por salmonella, que causa diarreia e problemas intestinais graves. Recomendo cozinhar.

Ovo de codorna e ovo de galinha têm diferenças nutricionais? Quais?

Não, são idênticos, diferem somente no tamanho.

 

VINHO

Tomar 1 taça de vinho tinto por dia é recomendável? Quais são os benefícios à saúde?

O vinho contém substâncias que protegem o coração, portando uma taça de vinho ao dia é recomendável sim. mas podemos obter as mesmas substâncias em outros alimentos, como frutas vermelhas. então, melhor consumir as frutas do que tomar o vinho, pelo teor alcoólico.

Em valores nutricionais, há vinhos melhores? Como escolher?

Não, são praticamente a mesma coisa. Os tintos têm mais substâncias benéficas aos brancos.

Para quem pratica atividade física, esta é uma bebida que pode ser consumida com moderação sem atrapalhar os treinos?

Tudo com moderação é o mais indicado. Mas  tomar vinho numa noite e ir treinar no dia seguinte pode prejudicar o rendimento.

 

CAFÉ

Princípios ativos, malefícios e benefícios:

O principal seria a caféina, que é um potente estimulante e acelerador metabólico. atenção redobrada aos hipertensos e com problemas cardiovasculares, pois em excesso pode piorar o quadro.

A forma de preparo influencia no efeito do café no organismo?

Quanto mais ralo, obviamente, menos o teor de cafeína.

Quem deseja cortar o café, pode substituí-lo por:

Chás.

Para ajudar a montar seu cardápio:

Receitas Saudáveis

Calculadora Nutricional

Teste Peso Ideal

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