É Bom Pra Quê?

14/09/2014 12:00 - Atualizado em 09/12/2016 03:27

Overnight Oats utiliza a aveia para um café da manhã completo

Rica em fibras, Overnight Oats regula o intestino e traz benefícios ao sistema imunológico.

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Redação

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Como o próprio nome em inglês sugere, a Overnight Oats (aveia durante a noite, em tradução livre) é um preparado de alimentos montado na véspera para ser consumido nas primeiras horas do dia, como café da manhã. Não é à toa que o combinado que tem a aveia como base, que já é febre entre os fitness lovers.

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Macronutrientes presentes na Overnight Oats

A Overnight Oats se propõe a reunir os três principais macronutrientes recomendados para dar início à jornada diária. Ou seja, traz à mesa o cálcio do leite e iogurte, grãos (castanha, amêndoas, nozes, etc) e frutas, que podem ser as mais variadas possíveis. Depende somente do gosto e da criatividade de quem monta a mistura de iguarias.

A aveia, como mencionado, é o ingrediente que estrutura a Overnight Oats. Rica em fibras, a poácea é conhecida por regular o intestino e o nível de glicose no sangue, além de possuir características antioxidantes e dispor de vitaminas e betaglucanas, importantes para o sistema imunológico.

As receitas devem ser produzidas em porções individuais. Em um recipiente de vidro (pode ser um copo ou um pote de sobremesa), são colocados morangos, bananas, maçãs, mel, quinoa, chia, cereais e iogurtes em camadas. Não há regras, na verdade.

O importante é eleger ingredientes dentro dos grupos nutricionais que são foco da versátil receita. Na sequência, se coloca o preparo na geladeira. Na manhã seguinte, além de se beneficiar com um café da manhã sólido e completo, você estará livre do preparo de sua refeição matinal.

Crie suas próprias combinações

Para variar ainda mais a sua Overnight Oats, está permitido, vez ou outra, substituir a aveia por flocos de centeio, amaranto, granola ou muesli. No caso de atletas, está liberada ainda a adição de whey protein ao potinho de mesclas.

Para que as frutas não percam suas propriedades em demasia, opte por cortá-las em pedaços grandes, especialmente as dotadas de vitamina C, como laranja e acerola.

A ideia é que uma porção seja suficiente para saciar sua fome nas primeiras horas da manhã. Portanto, capriche no vidrinho. Para poder perceber os resultados da readequação da dieta matutina, é recomendado não ingerir outros alimentos nessa refeição.

Não há contraindicações para o consumo deste democrático preparo caseiro. A única recomendação é que se beba muita água, já que as fibras são conhecidas por absorver líquidos. Para quem nunca arriscou elaborar uma Overnight Oats, a dica é começar por uma receita bem básica. Confira a sugestão abaixo.

Receita de Overnight Oats

Ingredientes:

- 2 colheres de leite desnatado

- 5 colheres de iogurte natural

- 2 colheres de chá de chia

- 3 colheres de aveia

- Mix de castanhas e sementes a gosto

- Frutas (recomenda-se mais de três tipos)

Modo de Preparo:

Misture a aveia com o leite e reserve. Após, misture o iogurte natural com a chia.

Escolha um recipiente para montar a Overnight Oats. Lembre-se que o efeito visual é fundamental para abrir seu apetite pela manhã.

Monte as camadas, primeiro o iogurte com a chia, depois as frutas. A aveia pode ser disposta por cima. Acrescente mais frutas e continue o processo até finalizar. Leve à geladeira por pelo menos oito horas e bom apetite.

O que acha de criar suas próprias receitas? Compartilhe suas ideias nos comentários! E não esqueça de ficar ligado na nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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