É Bom Pra Quê?

22/03/2017 04:38 - Atualizado em 25/06/2017 12:38

O que considerar para consumir uma carne de qualidade

Diante da polêmica operação Carne Fraca, saiba como garantir a melhor carne

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não se fala em outro assunto em todo o país: a divulgação de que a Polícia Federal deflagrou a operação Carne Fraca, onde revelou a comercialização de carnes podres e adulteradas, em troca de propina, pegou todo mundo de surpresa. A notícia gerou um sentimento de desconfiança geral em relação à qualidade dos produtos que fazem parte da rotina do brasileiro. E, diante disso, fica a dúvida sobre como garantir que a proteína animal, consumida diariamente por milhões de pessoas, é a ideal para estar na mesa da população?

Embora o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pesca e Agropecuária, Eumar Novacki, tenha declarado que os casos são específicos, o caso gerou o alerta sobre a necessidade de analisar bem a procedência e qualidade de carne comprada.

Como garantir carne de qualidade

Diante disso, saiba o que considerar na hora de garantir esse item que, para muitos, é essencial na rotina alimentar:

Analise o estabelecimento comercial

O estado de conservação da carne é determinante para a sua qualidade, uma vez que produtos mal conservados podem ser contaminados por bactérias, fungos, vírus ou parasitas e transmitirem doenças. Por isso, verifique se os produtos que pedem refrigeração estão na temperatura recomendada. Em casos de carnes embaladas, verifique também se elas não estão gotejantes e analise a higiene do estabelecimento.

Conserve a carne em temperatura ideal

Se for manter a carne congelada, a temperatura indicada é entre -14 °C e -17 ºC. Já na geladeira, o ideal é deixar em até 4 °C, o que faz com que ela fique até três dias ali sem problemas. Ao utilizar a carne, certifique-se que ela está bem cozida, mantendo o fogo a pelo menos 70 °C.

Confira a cor da carne

A cor da carne pode revelar se ela está boa para o consumo ou não. As de boi e de porco costumam ficar cinza e com manchas esverdeadas quando estão estragadas, além de apresentar uma textura viscosa e rançosa. A de frango fica descolorada ou amarelada e com textura viscosa.

Cheire a carne

A operação descobriu um esquema para disfarçar a cor da carne com uso de algumas substâncias. Por isso, é essencial verificar o cheiro dela antes de consumir. No caso da carne de frango, por exemplo, ela apresenta um odor azedo que remete ao amoníaco.

Com esses cuidados, você garante o consumo de uma carne de qualidade para você e sua família!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também