É Bom Pra Quê?

15/04/2015 01:15 - Atualizado em 08/12/2016 04:45

Mirtilo é antioxidante e fonte de vitaminas

Também chamada de blueberry, a fruta possui substâncias com poder medicinal.

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Redação

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Rico em nutrientes, o mirtilo é pouco conhecido no Brasil. Essa fruta, também chamada de blueberry, faz sucesso na América do Norte, na Europa e na Ásia. Além de ser muito saborosa, tem diversos benefícios para a saúde.

O arbusto de mirtilo é de baixo crescimento, de folha caduca com ramos de flores pequenas rosadas e folhas verdes, ovais e pontiagudas. A planta produz um fruto roxo escuro, que é colhido durante o verão e pode ser consumido fresco ou seco. Saiba mais sobre essa fruta, que traz benefícios para todo o organismo.

mirtilo

Benefícios do mirtilo para a saúde

O mirtilo é um fruto saboroso e que também possui eficácia terapêutica. Os benefícios incluem:

- Prevenção e tratamento natural de úlceras e problemas digestivos

- Auxílio a pessoas com diabetes, câncer e danos no fígado e nos rins, devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias

- Manutenção da saúde cardiovascular

- Manutenção de uma visão saudável

- Proteção das células nervosas

- Melhora no funcionamento cognitivo

- Melhora o fluxo sanguíneo e no funcionamento do corpo em geral.

Onde a fruta pode ser encontrada?

Atualmente, o mirtilo é amplamente cultivado no norte da Ásia, na Europa e na América do Norte. Devido à dificuldade ainda recorrente de adquirir essa fruta na sua forma fresca, nos supermercados brasileiros, o ideal é buscar alternativas. Uma sugestão são produtos industrializados e suplementos que contenham a fruta na composição.

Existem algumas opções no mercado, como sucos, cápsulas e farinhas - que podem ser ingeridas diariamente para que os benefícios sejam usufruídos. Já a versão congelada conserva a ação antioxidante da fruta, podendo ser consumida durante o ano todo.

No Brasil, os gaúchos são os maiores produtores de mirtilo, com 150 toneladas obtidas em uma área de 40 hectares de plantio, conduzida por 45 agricultores. As demais plantações encontram-se distribuídas pela região serrana de Santa Catarina, no Sul do Paraná e Serra da Mantiqueira e nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Adicione o mirtilo no seu cardápio

A recomendação médica de consumo da fruta é de 30g a 50g diários. Entretanto, um nutricionista deve ser consultado para determinar a quantidade diária adequada para cada caso.

Utilize o mirtilo no desjejum, acompanhando cereais ou salada de frutas. Você pode ingeri-lo, ainda em forma de sucos, vitaminas, smoothies ou shakes, utilizando a fruta fresca ou congelada.

Experimente adicioná-lo em geleias, bolos e tortas. A fruta é uma boa opção para acompanhar sorvetes, iogurtes e sobremesas.

Que tal inventar uma receita com mirtilo? Conte o resultado para nós! E não esqueça de continuar acompanhando o Vivo Mais Saudável para mais novidades sobre alimentação.

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