Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

ESPECIALIDADE

Nutrição

ONDE ATENDE

Instituto Mineiro de Endocrinologia - Rua Alagoas, 601 - Savassi - Belo Horizonte

Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

Apresentação

Nutricionista formada pela UNI-BH, especialista em Nutrição Clínica (Faculdade São Camilo), em Fisiologia do Exercício Avançada (Instituto Aleixo) e em Obesidade e Emagrecimento (Estácio de Sá). Atualmente, pós-graduanda em Alimentos Funcionais e Nutrigenômica (Estácio de Sá).

O que Trata

Alimentação.
 

Formação Acadêmica

Possui cursos de Personal Diet, Atendimento em Consultório, Dietoterapia na Prática Clínica e Nutrição em Cirurgia Bariátrica.

Cargos e Títulos

Membro do Instituto Mineiro de Endocrinologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Especialista em Nutrição Clínica, Fisiologia do exercício e Obesidade e emagrecimento; colunista convidada de sites e publicações de vida saudável.

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

É Bom Pra Quê?

01/10/2015 06:00 - Atualizado em 02/12/2016 12:37

Manteiga X Margarina: Qual é a melhor para o seu organismo?

A nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira explica as diferenças entre margarina e manteiga para sua alimentação. E você, o que usa?

POR

Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

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Manteiga, manteiga ghee e margarina: Você sabe a diferença?

Manteiga: feita apenas de creme de leite e corante urucum (a sem sal). No mercado, o valor custa em média R$5 a embalagem de 200 gramas.

Margarina: feita à base de óleos vegetais, água, sal, leite, estabilizantes, emulsificantes, conservadores, acidulantes, aromatizantes, corantes, antioxidantes, totalmente industrializada. No mercado, o valor custa em média R$4 a embalagem de 200 gramas.

Manteiga ghee: sem lactose, também chamada de manteiga clarificada. Como fazê-la: coloque a manteiga para esquentar no fogo até formar uma espuma (que é a lactose). Basta remover essa espuma e você tem a manteiga ghee. Olha a dica! Uma boa opção para os intolerantes à lactose.

 

Agora vamos a polêmica...


Manteiga ou margarina: O que consumir?

Manteiga! De acordo com o novo guia alimentar, a manteiga está muito mais para alimento do que a margarina, que está mais para produto alimentício.

A margarina, por ser uma gordura hidrogenada, possui ácidos graxos trans reconhecidos hoje como os grandes responsáveis pelas doenças cardiovasculares. Só que nos anos 2000 retiraram a gordura trans da margarina através de um processo chamado interesterificação. Esse processo modifica a ordem dos ácidos graxos na molécula. A composição da gordura continua a mesma, mas sem gerar ácidos graxos trans em grande quantidade.

Além disso, esse novo tipo de produto alimentício pode conter resíduos químicos e radicais livres. Estudos indicam que a gordura interesterificada diminui o HDL e aumenta os níveis sanguíneos de glicose e insulina.

Então, não temos como saber se a gordura trans foi realmente retirada ou se ainda existe em pequena quantidade, pois até 0,2 g por porção a ANVISA permite que não seja discriminada no rótulo.

 

Parece pouco, mas....

A recomendação diária de gordura trans pela OMS é de 2 g/dia, o que pode ser facilmente ultrapassada se não estiver identificada corretamente no rótulo dos alimentos.

Como saber se a gordura trans ainda existe: basta ler o rótulo. Se algum dos ingredientes for “gordura hidrogenada” pode saber que ela ainda existe, mesmo que seja em pequenas quantidades.

 

Qual a melhor opção para usar em nossa rotina diária?

Para cozinhar: azeite virgem, óleo de coco, manteiga, banha de porco.

Para fritar (imersão): azeite virgem, óleo de coco. São óleos mais caros, então o ideal é não fritar os alimentos - use o forno e asse!

Para temperar: azeite extra-virgem.

Você, o que costuma usar: manteiga ou margarina? Deixe seu comentário.

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Vivo Mais Saudável. 

Informação que faz bem.

 

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manteiga ou margarina
margarina na alimentação

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