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04/08/2014 09:00 - Atualizado em 06/12/2016 09:16

Manteiga ou margarina: 6 dicas que vão ajudar você a escolher

Descubra como optar por manteiga ou margarina na alimentação.

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Redação

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Manteiga ou margarina: você já se deparou com essa dúvida? Tanto uma quanto a outra contêm ingredientes que podem ser prejudiciais à saúde. Conheça quais são eles e saiba qual escolher.

Manteiga ou margarina?

Muitas pessoas preferem comprar a margarina para evitar a gordura saturada e o colesterol contido na manteiga. Mas o que elas não sabem é que a margarina contém gordura trans, que é tão prejudicial para a saúde quanto a saturada. A dica é ficar atento às substâncias e saber o que está ingerindo quando se consome manteiga ou margarina.

Manteiga ou margarina
Não há diferença apenas entre manteiga e margarina, mas também entre marcas. Foto: Shutterstock

Por isso, veja nossas dicas:

1. Origem

Antes de escolher entre manteiga ou margarina, é preciso saber como elas são feitas. A manteiga tem origem animal e é feita a partir da nata do leite batida. Já a margarina é de origem vegetal, resultando de um processo de hidrogenação que transforma as moléculas de gordura em gorduras trans.

2. Gordura saturada

A manteiga é considerada mais prejudicial para a saúde por alguns por conta da gordura saturada. Mas a verdade é que se ela for consumida em pequena quantidade, não fará tanto mal assim. O indicado é que ela seja consumida com moderação por pessoas saudáveis, que poderão se beneficiar com as vitaminas da manteiga, e que seja evitada apenas por aquelas pessoas que sofrem de colesterol alto.

3. Gordura trans

A margarina, por sua vez, contém alto índice de gordura trans, devido ao seu processo de fabricação que leva o óleo vegetal à hidrogenação. Com isso, ela acaba sendo mais prejudicial à saúde do que a manteiga, pois o consumo de gorduras trans traz muito mais riscos para o bom funcionamento do organismo.

Manteiga ou margarina
Manteiga ou margarina costuma fazer parte do café da manhã. Foto: Shutterstock

4. Marcas

Algumas marcas de margarina não têm mais usado a gordura trans hidrogenada na sua produção. Mas não há informações de como é feito o processo agora e quais ingredientes substituem ela. O consumo de gordura trans é nocivo e é obrigatório identificar no rótulo quando um produto apresenta esse elemento. O indicado é ficar atento então às marcas e dar sempre uma olhada no rótulo das margarinas.

5. Prevenção de doenças

Algumas fabricantes de manteiga usam na sua composição o ácido burítico, que traz benefícios para a saúde metabólica e intestinal, além de prevenir o câncer. Também podem conter a vitamina A, antioxidante, facilitadora da digestão das proteínas e que ainda auxilia na prevenção da artrite e da osteoporose, além de doenças na tiroide e outras.

6. Óleos vegetais

Sempre verifique se não é possível substituir a manteiga ou margarina por outro condimento. Na preparação de alimentos, por exemplo, prefira utilizar óleos vegetais como canola, milho, algodão, girassol ou soja para cozinhar e fritar. Para refogar e temperar use o azeite de oliva. Essas opções são mais saudáveis do que a manteiga ou margarina.

Bom senso para escolher entre manteiga ou margarina 

Conhecendo essas informações, fica mais fácil tomar a decisão na hora de escolher manteiga ou margarina. O importante é observar e analisar os ingredientes usados na fabricação de cada produto, pois eles podem variar. Algumas marcas podem ser menos ou mais prejudiciais à saúde.

E no fim das contas, se você cuidar de sua dieta e não possuir restrições específicas, não terá grande problema se consumir uma quantidade moderada de margarina ou manteiga. O importante é manter uma disciplina alimentar balanceada, que englobe uma quantidade diminuta de gorduras.

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