É Bom Pra Quê?

13/11/2014 11:12 - Atualizado em 02/12/2016 11:12

Manteiga de amendoim é aposta do público fitness

Com vários nutrientes, a manteiga de amendoim conquista adeptos entre quem quer ganhar músculos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Bastante popular entre os americanos (você já deve tê-la visto em muitos filmes e seriados de Hollywood), a manteiga de amendoim é a nova queridinha do público fitness.

Apesar de ser rica em calorias - uma colher das de sopa tem 94 calorias - ela também é riquíssima em nutrientes, que dão energia para fazer exercícios físicos e auxiliam na construção dos músculos. É aí que conquista de vez as musas fitness.

manteiga-de-amendoim

Originária da América do Sul, mais exatamente em uma região que abrange o Brasil, Paraguai e Bolívia, a planta de amendoim não fazia muito sucesso por aqui. Apesar da localização, curiosamente, o maior produtor e consumidor são os Estados Unidos.

A manteiga de amendoim contém proteínas e gorduras monoinsaturadas saudáveis, além de fibras, vitamina B3, triptofano e manganês, garantindo não só energia, como disposição e saciedade. Em uma fatia de pão integral, bem espalhada, a pasta é capaz de afastar a fome por muito tempo.

Mas não é somente no pão que ela pode ser consumida. Experimente elaborar um frapê batendo a manteiga de amendoim com leite desnatado. Os nutricionistas indicam a versão integral, sem açúcar e sem gordura vegetal. Consuma preferencialmente no café da manhã ou antes de ir para a academia treinar.

Benefícios da manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim pode auxiliar tanto na perda quanto no ganho de peso. Trata-se de um alimento de alto valor energético, mas contém poucos carboidratos. Também possui elevados teores de proteínas e fibras alimentares. Por isso, seu objetivo, de emagrecer ou engordar vai depender da forma como você irá usar a pasta e introduzi-la em sua dieta. Confira:

Para perder peso

Use a pasta de amendoim em quantidades menores e em horários pré-determinados, como antes da prática de atividades físicas ou no café da manhã.

Para ganhar peso

O consumo da manteiga pode se dar várias vezes ao dia. Você pode voltar a ingeri-la depois do treino e também durante a ceia.

Em casos de dúvida, o mais adequado é procurar um nutricionista. Esse profissional terá condições de avaliar toda a sua alimentação e prever seu gasto calórico, sabendo orientar com maior precisão quanto e quando introduzir a manteiga de amendoim em sua dieta.

manteiga-de-amendoim

Manteiga de amendoim oferece gordura boa

Nem toda a gordura é ruim. Trata-se de uma expressão que gera logo a sensação de que algo está sobrando e precisa ser eliminado. Este pensamento acaba por gerar preconceito e mal entendidos.

Assim como a da manteiga de amendoim, nem toda a gordura deve ser eliminada. Esta é considerada a boa, com ácidos graxos poliinsaturados que protegem o organismo de doenças cardiovasculares, reduzindo os níveis do colesterol ruim (LDL) e de triglicerídeos.

Que tal experimentar? Deixe um comentário e não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ