É Bom Pra Quê?

12/06/2015 02:21 - Atualizado em 03/12/2016 01:28

Mais que um tempero: Salsinha ajuda a prevenir derrames

A planta pode ser aproveitada em um delicioso e saudável molho pesto.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A salsinha, aquela plantinha verde utilizada em molhos de tomate e temperos de carnes, pode se tornar uma aliada no combate dos problemas do coração. Com vitaminas C, B12, K e A, a erva apresenta propriedades benéficas para a saúde.

Salsinha afina o sangue

É isso que aponta uma pesquisa realizada por especialistas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Através do processo de extração dos nutrientes da salsinha, os pesquisadores buscaram compreender se a sabedoria popular estava correta.

De acordo com os resultados, o tempero tão utilizado na culinária brasileira pode ajudar a combater problemas cardiovasculares, que estão presentes na vida de 30% da população mundial. Isso se dá pelos componentes químicos da planta, que inibem a formação de coágulos, prevenindo o entupimento de vasos e diminuindo as chances de derrames.

salsinha

A salsinha pode fazer parte de saladas e pratos principais, como tempero. Para aproveitar todos os nutrientes, dê preferência para os ramos da planta fresca. Feirinhas e hortifrútis de mercados contam com opções renovadas constantemente. Ela também pode ser consumida em forma de suco ou numa batida.

Mulheres grávidas, no entanto, devem controlar o consumo. A salsinha pode estimular sangramentos.

Polenta com molho pesto de salsinha

Que tal preparar um clássico da cozinha italiana e ainda aproveitar os benefícios da salsinha? Veja a seguir como fazer a receita.

salsinhaIngredientes do Pesto:

- 1 xícara de salsinha

- ¼ de xícara de castanha de caju

- 1 dente de alho

- ¼ de xícara de queijo meia cura ralado fino

- ½ xícara de azeite.

Ingredientes da Polenta:

- 2 xícaras de fubá pré-cozido

- 2 litros de água

- 2 colheres de sal

- 2 colheres de sopa de manteiga

- Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo do Pesto:

Lave as folhas de salsinha com água. Seque com toalhas de papel. Retire as cascas do dente de alho. Rale o queijo e analise quão salgado ele é. Se for o suficiente, não acrescente sal.

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se preferir, o molho pesto pode ser preparado com o uso de um pilão. Guarde em um pote de vidro e reserve.

Modo de Preparo da Polenta:

Dentro de uma panela, coloque a água e o sal. Deixe em fogo médio. Quando ferver, diminua a temperatura e acrescente o fubá aos poucos. Misture constantemente com a ajuda de um fouet.

Quando a polenta começar a ficar grossinha, adicione a manteiga e continue mexendo. Assim que a manteiga derreter por completo, tempere com pimenta-do-reino moída na hora.

Sirva uma boa quantidade em um prato fundo. Por cima, coloque uma colher de pesto. Se quiser, jogue um punhado de queijo parmesão ralado. Finalize com um fio de azeite.

Conhece outra maneira de incluir a salsinha na alimentação? Conte para nós! E não esqueça de conferir as receitas e dicas de nutrição do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pesto
polenta
coração
sangue

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ