É Bom Pra Quê?

05/02/2015 11:34 - Atualizado em 26/11/2016 01:11

Linhaça é um ingrediente poderoso na alimentação

Semente de linhaça é uma aliada do emagrecimento e da saúde cardíaca.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O uso de grãos e farelos para a manutenção de uma dieta saudável ganha cada vez mais adeptos. Sementes como a linhaça podem ser inseridas em quase todas as refeições, o que facilita o uso. E a lista de benefícios é longa. Desde o emagrecimento até a baixa do colesterol, essa semente oferece um cuidado completo para o corpo.

linhaca

Benefícios da linhaça

Saciedade

Por ser rica em fibras, a linhaça dá ao corpo uma sensação prolongada de saciedade. Isso acontece porque o estômago tem dificuldade para digerir as fibras e demora mais tempo no processo. Além disso, as fibras estimulam o intestino, acelerando o metabolismo. Assim, o corpo gasta mais energia e consome menos gordura. Resultado: você emagrece.

Colesterol

A semente de linhaça é um dos alimentos mais ricos em ômega 3 que existem. Essa substância é responsável pelo combate direto ao LDL, conhecido como colesterol ruim. Ela também aumenta os níveis de HDL, o colesterol bom, equilibrando as taxas de colesterol total e melhorando a saúde cardiovascular.

O colesterol é um dos fatores que mais influenciam na ocorrência de problemas cardíacos. A substância causa coágulos sanguíneos que podem ser muito arriscados à saúde do coração. Por isso, manter o colesterol em equilíbrio é garantir maior qualidade de vida e um sistema cardiovascular mais equilibrado.

Pele

A função metabólica da linhaça também é muito benéfica para a pele. A aceleração na eliminação de toxinas ajuda a reduzir a acne e a oleosidade. A pele também fica mais tonificada e viçosa, com um ar rejuvenescido. As fibras da semente ajudam na produção do colágeno, que dá firmeza.

Ela ajuda, ainda, na conquista de um bronzeado mais saudável e bonito, de forma rápida. É que a semente estimula a produção de substâncias responsáveis por dar cor à pele. Por isso, quem come linhaça consegue o bronzeado ideal em menos tempo. Unindo a semente à ingestão de alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura e beterraba, o resultado é ainda melhor.

Insira a linhaça na rotina

Inserir a linhaça na sua alimentação diária é uma tarefa simples. Além da versão natural, como semente, ainda é possível encontrá-la moída, no formato de farinha, o que facilita a ingestão e melhora a qualidade de muitas receitas que incluem o produto.

Para as frutas, por exemplo, ela é uma boa acompanhante. Basta acrescentar uma colher de sopa da semente a uma taça de frutas.

Para quem não dispensa um bom iogurte, a versão em farelo é a mais indicada. Escolha uma variante mais líquida do laticínio e misture uma ou duas colheres de sopa de linhaça. Isso fará com que o líquido fique mais incorpado e fácil de ser ingerido. Você sequer sentirá diferença no gosto e evitará que sementes fiquem trancadas nos dentes.

Já para quem não gosta do sabor ou da textura das sementes, os shakes podem ser a opção perfeita. É só bater no liquidificador meio copo de leite desnatado, uma fatia de mamão, uma banana pequena, uma colher de sopa de canela e um colher de sopa de farinha de linhaça. A bebida ficará saborosa, nutritiva e saudável.

Gostou das dicas de alimentação? Deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação saudável
sementes
ingredientes naturais
dieta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ