É Bom Pra Quê?

18/05/2015 08:38 - Atualizado em 11/12/2016 08:46

Lichia: Conheça mais sobre essa fruta exótica

A lichia, uma frutinha cultivada durante o verão, protege o organismo até das células cancerígenas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Cultivada durante o período do verão, a lichia é uma frutinha originária de regiões tropicais e subtropicais. Ela pode ser consumida crua ou adicionada em receitas e contém poucas calorias: apenas 65 a cada 100 gramas. Seu consumo também faz bem ao corpo, trazendo vantagens para o coração, pele e digestão. Confira a seguir algumas razões para apostar nessa pequena fonte de vida.

lichia

Principais benefícios da lichia

Com vitamina B, vitamina C e minerais como cálcio, zinco, ferro, magnésio e fósforo, a lichia contém altos níveis de fibras, auxiliando no bom funcionamento do organismo.

Muito nutritiva, ela também contribui para a melhora do aspecto da pele, de unhas e dos cabelos. Tudo isso por conta da vitamina C, que é considerado um poderoso antioxidante natural.

Os flavonoides, encontrados na fruta, agem na restrição das células causadores do câncer de mama. Ela também contém proantocianidinas, antioxidantes que auxiliam no controle do mau colesterol, conhecido como LDL, e no aumento do bom colesterol, chamado de HDL.

lichia

Prepare receitas com lichia

1. Suco de lichia com morango

Que tal transformar a lichia em um delicioso suco acompanhado por morangos? Veja como preparar essa saborosa receita.

Ingredientes:

- 14 lichias

- 7 morangos

- 1 colher de sopa de mel

- Água.

Modo de Preparo:

Em água corrente, lave os morangos e corte-os em pedacinhos. Retire as cascas das lichias e remova os caroços. Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Bata até que todos estejam completamente misturados. Se quiser, adicione alguns cubos de gelo. Sirva em seguida.

2. Mousse de lichia com calda de laranja

Quem disse que a frutinha só faz parte de receitas fit? Confira uma deliciosa opção de sobremesa, que leva a fruta e outros ingredientes perfeitos para um docinho indispensável na sua alimentação.

Ingredientes do mousse:

- 250g de polpa de lichia

- 2 colheres de chá de gelatina sem sabor em pó

- 4 colheres de sopa de açúcar

- 3 colheres de sopa de água

- 1 lata de creme de leite.

Ingredientes da calda de laranja:

- 200ml de suco de laranja

- 1 colher de sopa de amido de milho

- 1 colher de sopa de açúcar.

Modo de Preparo do mousse:

No liquidificador, coloque a polpa de lichia e o açúcar. Bata esses ingredientes até que se transformem em um creme. Em seguida, leve o conteúdo do liquidificador para uma tigela, acrescentando o creme de leite batido. Adicione a gelatina já hidratada em água e derretida em banho-maria.

Coloque o creme do mousse de lichia em uma forma untada com óleo. Leve para a geladeira até que fique firme. Desenforme sobre um prato bonito.

Modo de Preparo da calda de laranja:

Coloque todos os ingredientes em uma panela. Mexa constantemente, até que fique grosso.

Montagem:

Após desenformar o mousse, jogue a calda de laranja por cima. Para decorar, rale cascas de laranja.

Gostou de conhecer os benefícios da lichia e saborosas receitas? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
fruta
antioxidante
receitas
fibras

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ