É Bom Pra Quê?

23/12/2014 02:07 - Atualizado em 29/12/2016 09:38

Lentilha tem benefícios que vão além da tradição de Ano Novo

Comer lentilha melhora o funcionamento do organismo e ainda pode trazer sorte para o próximo ano.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A lentilha é um dos alimentos mais típicos do Ano Novo. Mas você sabia que além de ser um dos pratos tradicionais da época, ela também traz diversos benefícios para a saúde? O grão é rico em nutrientes e tem baixo valor calórico, podendo ajudar na prevenção de problemas como anemia, prisão de ventre, diabetes e colesterol.

Todos os tipos de feijão são fonte de proteína vegetal, vitaminas do complexo B e fibras, em sua maior parte solúveis, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol. A lentilha também possui carboidratos complexos que ajudam no controle da glicose, ácido fólico, B6, magnésio, ferro e um nutriente especial chamado triptofano, que proporciona sensação de relaxamento e bem estar.

lentilha

Benefícios da lentilha

Um dos principais benefícios da lentilha é a grande quantidade de ferro, que é um componente integrante da hemoglobina, responsável por transportar o oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo. E também faz parte dos principais sistemas enzimáticos para a produção de energia e do metabolismo.

Ter uma alimentação rica em ferro é muito importante, principalmente na infância, pois auxilia no crescimento saudável das crianças. E aumentar o consumo desse nutriente com a lentilha é uma forma mais saudável, pois ao contrário da carne vermelha, outra fonte de ferro, ela não é rica em gordura e calorias. Uma dica interessante para otimizar a absorção do nutriente, é consumir alimentos fonte de vitamina C.

Devido a grande quantidade de fibras, o grão ainda auxilia no bom funcionamento do intestino e reduz o risco de doenças cardíacas. Os altos níveis de folato e magnésio presentes na lentilha também ajudam a proteger o coração.

A concentração de vitaminas do complexo B, como folato e niacina contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso, digestivo e imunológico, fortalecendo a imunidade do organismo e evitando diversas doenças.

Tradição de comer lentilha no Ano Novo

Comer lentilha à meia-noite do dia 31 de dezembro é um costume seguido em diversos lugares do Brasil e do mundo. Entre vários outros alimentos que compoêm a mesa na virada do ano, ela também tem o seu significado.

Segundo a tradição, o grão representa fartura e crescimento o ano todo. Comê-la promete trazer sorte, pois, como é um alimento que cresce, faz a pessoa crescer também. Diferente do que muitas pessoas pensam, o alimento não simboliza o ganho de dinheiro, e sim fartura. Se o objetivo é ter um ano farto e com muita comida, uma colher de lentilha já pode ajudar.

Alguns comem durante a ceia de Ano Novo, outros comem somente à meia-noite. Pode ser misturada com outros alimentos ou apenas uma sopa de lentilha. A tradição tem suas variações, mas o importante é que esse prato não pode faltar nas superstições da época. E também deve ser consumido durante o ano todo, para aproveitar todos os benefícios que ele pode oferecer para a saúde.

E aí, curtiu nossas dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
ano novo
alimentação
nutrição
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ