É Bom Pra Quê?

07/07/2014 05:00 - Atualizado em 04/12/2016 02:15

Leite sem lactose não altera sabor. Conheça seus benefícios e indicações

O leite sem lactose pode ser consumido sem restrições por pessoas com intolerância.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O leite sem lactose - ou com pequenas quantidades de lactose em sua composição - é opção cada vez mais comum na mesa dos brasileiros. Isso se explica porque o produto é direcionado a dois grupos principais de consumidores: os pacientes com intolerância ao leite e as pessoas adeptas de uma reeducação alimentar que o elimina das refeições.


Leite sem lactose na dieta

leite-sem-lactoseFoto: Shutterstock

A dieta sem lactose retira da alimentação o leite e os seus derivados, como a manteiga, o queijo, o creme de leite o e iogurte. Esses alimentos seriam capazes de gerar um processo inflamatório no organismo, através do açúcar e das proteínas do leite, deixando o corpo mais vulnerável ao ganho de peso.

 

Vantagens do leite sem lactose

É em razão da luta contra a balança que a dieta se torna um dos motivos para se recomendar o leite sem lactose. Além disso, os alimentos podem provocar sintomas semelhantes aos causados pelo glúten, como o desconforto gástrico e o acúmulo de gases.

A dieta sem lactose oferece um cardápio especial, composto de alimentos substitutos à base de soja e de leite sem lactose.

As vantagens do leite sem lactose, contudo, estão principalmente relacionadas aos indivíduos intolerantes à lactose e que possuem deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima é essencial no processo digestivo da proteína do leite com lactose.

 

Tire suas dúvidas sobre a dieta do leite sem lactose

Como aprender a me alimentar?

Este é mais um exemplo de dieta restritiva na qual algum grupo de alimentos, por vezes, é excluído. Nese caso, o grupo corresponde ao dos leites e derivados, restando apenas o leite sem lactose.

Para seguir a dieta, é necessário fazer restrições e, com a retirada destes alimentos, é preciso consumir outras fontes de cálcio ou mesmo suplementar o nutriente.

É fácil de seguir?

A exclusão de produtos lácteos da dieta costuma não ser uma tarefa tão fácil e este é mais um motivo para incluir o leite sem lactose. Itens que geralmente fazem parte das suas refeições, como leite, queijos e iogurtes são excluídos do cardápio.

Esse tipo de restrição é indicado somente para quem possui diagnóstico de intolerância à lactose e o corpo não a metaboliza.

O que terei a minha disposição?

Como na maioria das dietas, você contará apenas com informações e orientações disponíveis na internet ou revistas. Nestes locais é que usualmente encontra-se a lista de alimento que é preciso excluir do cardápio e a adoção do leite sem lactose.

Nesta dieta, você não terá ferramentas para auxiliar no tratamento do emagrecimento e, também, não conseguirá avaliar a perda de peso de maneira correta sem comprometer sua saúde.

Farei a dieta sozinho?

Durante a dieta, você terá que seguir a lista de alimentos que devem ser evitados e observar sempre o rótulo de todos os produtos antes de consumi-los, a fim de verificar a presença ou não de ingredientes lácteos. Essas tarefas você realizará diariamente e sozinho.

Quem irá me acompanhar?

Sugere-se que você procure a orientação de nutricionistas com relação à leitura dos rótulos e identificação da lactose. Além disso, o auxílio profissional é importante para a adequada substituição dos lácteos por outras fontes de cálcio, como o leite sem lactose.

E aí, gostou do texto? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência! 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ