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24/09/2015 05:06 - Atualizado em 27/11/2016 07:27

Leite de amêndoas: Aposte nessa alternativa saudável

Rico em fibras, minerais e carboidratos, o leite de amêndoas facilita a digestão.

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Redação

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Considerado um aliado na perda de peso, o leite de amêndoas é uma opção rica em fibras, boas gorduras e minerais. Além disso, o alimento é livre de lactose, o que enriquece a dieta de intolerantes, além de facilitar a digestão.

O Vivo Mais Saudável conversou com a nutricionista Geórgia Bachi para conhecer os benefícios e as restrições de consumo dessa alternativa. Saiba como preparar o leite vegetal em casa e veja como inseri-lo de maneira saudável na dieta.

leite de amendoas

Benefícios do leite de amêndoas

A nutricionista destaca que o leite de amêndoas é rico em carboidratos, mas também possui alto teor de fibras, o que, segundo ela, auxilia em uma absorção de nutrientes de forma mais equilibrada.

Ainda, Geórgia acrescenta que a fibra contida na bebida ajuda no transporte do excesso de gorduras e açúcares para fora do organismo. Dessa forma, é possível reduzir o risco de doenças do coração e regular os movimentos do intestino por meio da ingestão do alimento.

Não existem restrições para pessoas consideradas saudáveis. Segundo a profissional, crianças, idosos e até mesmo gestantes podem consumir o produto sem medo. “Assim como todos os alimentos, vale a regra de utilizar com moderação, que seria algo entre 100 e 400 mililitros por dia, dependendo das necessidades singulares de cada indivíduo”, alerta.

Além disso, Geórgia não aconselha a substituição do leite de vaca pelo leite de amêndoas. “Vale uma alimentação rica e variada entre os nutrientes. O leite tradicional é rico em cálcio, gorduras e proteínas. Ao substituir, você deverá da mesma forma buscar outras fontes desses nutrientes, de modo a complementar as necessidades.”

infografico leite de amendoas

Como preparar leite de amêndoas em casa

De acordo com Geórgia, é mais comum os consumidores confiarem nos produtos que adquirem no mercado, devido à vida agitada, que pede soluções práticas. Na opinião dela, a indústria atual de leites vegetais é bem desenvolvida e se destaca pela realização de pesquisas em tecnologia e processos estruturados de produção. 

Porém, se você deseja fazer o próprio leite de amêndoas em casa, não tem mistério. O processo também é bastante simples. Confira abaixo a receita da nutricionista:

Ingredientes:

- 1 xícara de amêndoas cruas e sem sal

- 4 xícaras de água.

Modo de Preparo:

Deixe as amêndoas de molho durante toda a noite. Quando acordar, jogue fora a água e coloque as amêndoas no liquidificador. Acrescente água pura e bata. Coe, preferencialmente com um pano extrafino. Para finalizar, você pode adoçar a receita com mel ou acrescentar algumas gotas de essência de baunilha.

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Geórgia afirma que o leite de amêndoas pode entrar no cardápio e trazer benefícios à saúde de qualquer pessoa, de crianças a idosos. A profissional ressalta que não há uma regra de quantidade adequada, pois depende do peso e das necessidades singulares de cada individuo.

O ingrediente pode ser acrescido a lanches e refeições intermediárias, como pré e pós-treino, por exemplo. A nutricionista lembra que esse leite vegetal pode ser utilizado, ainda, da mesma forma que o leite de vaca em batidas, receitas de doces e bolos.

Vai experimentar? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

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