É Bom Pra Quê?

18/10/2014 09:40 - Atualizado em 06/12/2016 09:40

Kefir: Como a bebida pode ser aliada da sua saúde

Kefir faz sucesso ao prevenir doenças e auxiliar na perda de peso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Originado nas montanhas do Cáucaso, entre Europa oriental e da Ásia ocidental, o kefir é um probiótico criado através da fermentação do leite. Rico em leveduras, ele ajuda a prevenir doenças. Muito benéfica, a bebida se mostra eficaz no tratamento de problemas intestinais.

Sabor ácido e refrescante

A palavra “kefir” vem do turco "keif" e significa ter bom sentimento ou sentir-se bem. O kefir é cremoso e uniforme. Tem um sabor ácido e refrescante. Por ser fermentado, pode ter 0,08 a 0,5% de álcool.

O sabor da bebida pode ser alterado, dependendo da forma de preparo. Se você quiser uma bebida menos ácida, recomenda-se a retirar os grãos do líquido em menos de 24 horas.

Os grãos podem ser encontrados em lojas de produtos naturais ou serem encomendados em sites que disponibilizam o envio de forma grátis.

kefir

Conheça os seus benefícios

Rico em proteínas e cálcio, o líquido é livre para todas as pessoas. Em casos de intolerantes à lactose, é indicado o uso de leites sem a substância. A mistura é rica em vitamina B12, B1 e vitamina K.

O uso da bebida pode melhorar a imunidade, por ser um líquido antibacteriano e antifúngico. A indicação de consumo diário é de no máximo 1 litro. Assim, ela também leva à sensação de saciedade, diminuindo a compulsão por comida.

Veja a seguir algumas doenças que podem ser controladas ou combatidas com o consumo da bebida:

- Problemas nervosos, como ansiedade e insônia

- Problemas respiratórios

- Alergias

- Escleroses

- Reumatismo e lesões por esforços repetitivos

- Tumores

- Problemas cardiovasculares

- Problemas de vesícula

- Disfunções hepáticas

- Problemas renais

- Problemas no estômago, como gastrite, úlceras

- Problemas intestinais, como diarreias, intestino preguiçoso ou preso e hemorroidas 

- Problemas de sangue, como anemia

- Problemas de pele, como dermatites, eczemas, psoríase e herpes

Como fazer o kefir

Separe um leite fresco (pode ser pasteurizado, desnatado, semi-desnatado ou integral). Coloque em um recipiente limpo, juntamente com os grãos do kefir.

A mistura deve ser deixada em temperatura ambiente por mais ou menos 24 horas. O leite que ficou fermentando deve ser coado, separando os grãos. Eles podem ser reaproveitados em outra receita.

Durante a criação da receita, os grão podem soltar uma espécie de gosma branca. Não se preocupe, pois ela pode ser consumida normalmente.

Como consumir o kefir

Por ser misturado ao leite, a bebida pode ser consumida puroa ou junto de outros alimentos. Em forma de batida com frutas, por exemplo, fica muito saborosa.

Se quiser, você pode bebê-lo puro, com cereais e frutas picadas. Outra dica é utilizar o líquido em saladas. Para não alterar as funções essenciais, é indicado não utilizar açúcar ou mel nas receitas.

Para não estragar, os grãos não podem ir para a geladeira. Já o líquido pode ser refrigerado por no máximo dois dias.

Curiosa para provar? Então, deixe um comentário e não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as dicas de nutrição do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação saudável
sem lactose
emagrecimento
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ