É Bom Pra Quê?

30/06/2015 12:29 - Atualizado em 08/12/2016 04:39

Jaca dá energia e ajuda a aumentar a imunidade

Nutricionista explica os benefícios da fruta e como ela age no organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Originária da Índia, a jaca se adaptou muito bem no clima tropical brasileiro. No entanto, a fruta não é muito famosa no cardápio do país, mesmo possuindo uma série de benefícios para a saúde.

O tamanho característico e textura peculiar envolvem um alimento que é fonte de nutrientes importantes para manter o organismo mais saudável. A nutricionista Juliana Bueno comenta sobre a importância de incluir essa fruta na alimentação diária.

jaca

Jaca: Os benefícios da fruta

Segundo a especialista, a jaca é uma rica fonte de fibras, magnésio, cálcio, potássio e vitaminas B1, B6 e C. O alimento auxilia na digestão, no fortalecimento dos ossos e na construção de cartilagens, além de contribuir para manter o sistema imunológico forte.

Com o organismo fortalecido, fica mais fácil lidar com possíveis gripes e resfriados, especialmente durante os meses de frio. Mais que isso, manter o corpo saudável reflete na beleza dos cabelos e da pele.

Juliana comenta que outro grande positivo da jaca é o baixo teor calórico. “Ela é formada por bagos, também conhecidos como gomos, e cada um possui mais ou menos nove calorias”, conta.

Outra peculiaridade muito interessante da jaca é o caroço da fruta, que, assim como a polpa, é fonte de ferro. Inclusive, é na semente que o teor é mais representativo. Esse nutriente contribui na prevenção de anemias, prisão de ventre e outras doenças.

Existem jacas mais duras, geralmente as maiores, e as mais cheirosas, doces e moles, que são as de tamanho menor. A época da fruta coincide com a temporada de calor, de novembro a fevereiro.

Como consumir a fruta

A jaca possui um tamanho bem avantajado - podendo chegar aos 20 quilos - e seu tempo de durabilidade, mesmo refrigerada, é curtíssimo, cerca de três dias. Portanto, para não desperdiçar a fruta, o melhor é consumi-la na companhia de um grande grupo de pessoas ou servi-la em alguma comemoração com mais convidados.

Segundo a nutricionista, a quantidade ideal de consumo varia de pessoa para pessoa. De forma geral, ela afirma que de sete a dez gomos em um lanche diário é uma quantidade benéfica.

“Esta fruta pode ser consumida in natura, na forma de sucos e até como geleia”, explica Juliana. A fruta pura oferece a maior concentração dos nutrientes, contribuindo para que o corpo humano receba uma maior taxa de benefícios.

jaca

Receita: Mousse de jaca

Ingredientes da Mousse:

- 2 copos americanos de jaca sem caroço

- 3 copos americanos de água

- 1 copo americano de açúcar

- 1 lata de leite condensado

- 1 lata de creme de leite com soro

- 1 pacote de gelatina sem sabor

- ½ copo americano de leite.

Calda:

- 2 copos americanos de suco de laranja natural

- ½ copo americano de açúcar.

Modo de Preparo da Mousse:

Misture a água, o açúcar e a jaca numa panela. Leve a fogo baixo por 15 minutos. Preste atenção para a jaca não se desmanchar. Coloque em um escorredor e deixe esfriar.

Adicione no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, a gelatina sem sabor (diluída em cinco colheres de água, em banho-maria), o leite e a jaca já fria. Bata bem por cerca de cinco minutos.

Unte uma forma para pudim com óleo. Despeje a mousse. Leve à geladeira por quatro horas, ou até que endureça. Depois, desenforme em uma travessa.

Modo de Preparo da Calda:

Misture os ingredientes em fogo baixo até adquirirem consistência de calda. Depois de desenformada a mousse, despeje a calda já fria sobre a receita.

Você já provou essa fruta? Que tal apresentar os benefícios da jaca para a sua família? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir mais dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
mousse
imunidade
vitaminas
ferro

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ