É Bom Pra Quê?

27/01/2015 03:39 - Atualizado em 28/12/2016 11:07

Já ouviu falar na proteína isolada? Conheça os benefícios

A proteína isolada é indicada para praticantes de exercícios e para quem quer ganhar massa muscular.

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Redação

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A proteína isolada pode ser extraída do leite ou da soja, trazendo ainda mais benefícios para o corpo. Ela tem alto valor biológico, o que a faz ser rapidamente absorvida pelo organismo. Ajuda na recuperação dos tecidos musculares e auxilia nos processos das funções vitais do organismo. Por isso, é muito usada por praticantes de atividades físicas e por quem quer ganhar massa muscular.

proteina isolada

Proteína isolada do leite

O suplemento alimentar Whey Protein é a forma mais pura da proteína isolada do soro do leite. Por conta disso, ele tem rápida absorção, excelente digestibilidade e altas concentrações de aminoácidos. Além disso, é livre de lactose, glúten, gordura e carboidrato.

O produto é muito indicado pra quem quer ganhar massa muscular, mas não é apenas esse o seu benefício. Além de ajudar na síntese de proteínas para formar mais músculos, o suplemento também fortalece o sistema imunológico e melhora a saúde óssea. Quanto maior o valor biológico da proteína isolada, melhor e mais rápida será a sua absorção pelo organismo.

O suplemento também ajuda no funcionamento do sistema cardiovascular, reduz a gordura corporal e abdominal, controla o apetite e estimula o crescimento das células, favorecendo todos os processos de cicatrização, renovação celular e construção de massa muscular.

Para atletas, esse tipo de proteína é fundamental, pois suas substâncias potencializam a capacidade esportiva e a recuperação muscular. Assim, evitam-se o excessivo desgaste físico e a fadiga dos músculos.

Proteína isolada de soja

A proteína isolada de soja é uma proteína vegetal de alta qualidade. É fonte de aminoácidos essenciais e compostos orgânicos chamados de isoflavonas, que têm função antioxidante e ajudam na recuperação e na manutenção dos músculos.

Essa proteína estimula o aumento da produção de hormônios da tireoide, contribuindo para acelerar o metabolismo, e mantém os níveis de insulina controlados. Além disso, a soja trabalha na prevenção de várias doenças, como problemas de coração, alguns tipos de câncer, osteoporose, mal de Alzheimer e sintomas da menopausa nas mulheres.

A proteína isolada de soja é indicada para atletas que queiram manter e ganhar massa muscular, pois é rica em aminoácidos essenciais. Como também fornece vitaminas e minerais, é uma ótima opção para os vegetarianos estritos, que não consomem carnes, leite, ovos e seus derivados.

Cuidados e contraindicações

A proteína isolada pode ser consumida tanto por homens quanto por mulheres, não havendo contraindicações. Apesar disso, é importante que, antes de usar esses produtos, as pessoas consultem um médico para fazer uma avaliação física e de saúde. O profissional poderá orientar qual é a melhor forma de utilizar os suplementos, de acordo com cada caso. 

Existem diversos tipos de suplementos com proteína do leite e de soja, o que exige alguns cuidados na hora de escolhê-los. A principal diferença é que os produtos possuem versões isoladas e concentradas.

A forma isolada, por exemplo, contém cerca de 95% de proteína. Já a forma concentrada pode ter entre 20% e 90%, possuindo um valor proteico menor e, em alguns casos, contendo gordura, açúcar e até lactose.

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