É Bom Pra Quê?

19/07/2014 08:00 - Atualizado em 16/10/2016 08:23

Isotônico deve ser ingerido com cautela. Veja por quê

O isotônico serve como repositor energético, por isso precisa ser ingerido apenas quando necessário.

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Redação

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Você já deve estar acostumado a assistir comerciais de isotônico na televisão, nos quais atletas de ponta fazem coisas incríveis, associando seu desempenho ao consumo deste tipo de bebida. Porém, se você não costuma praticar atividades físicas regularmente, a sua ingestão em excesso pode trazer alguns problemas para a sua saúde.

Muitas vezes, sentimos sede após práticas normais do nosso dia a dia. Principalmente em dias quentes, uma breve caminhada até o mercado da esquina da sua casa vai fazer com que você sinta a necessidade de beber algo. Por ser saboroso e composto por sais mineiras, muitas pessoas acabam optando pelo isotônico nestas ocasiões. Porém, saiba que nem sempre ele é a opção mais indicada.

Isotônico tem alto teor de sódio e pode engordar

isotonicoFoto: Shutterstock

O consumo de isotônico deve ser feito com cautela. Pessoas que sofrem de hipertensão ou que tenham propensão em contrair a doença, devem evitar a bebida. Este tipo de repositor energético apresenta um alto teor de sódio e pode ser um facilitador para que este problema venha a se manifestar no organismo.

Não é aconselhável a ingestão do produto por pessoas que têm diabetes, pelo fato de conter sacarose. Gestantes e pacientes que têm algum tipo de doença renal também não devem fazer uso da bebida. Se você é uma daquelas pessoas que está o tempo todo em guerra contra a balança, também deve evitar o consumo de isotônico. Grande fonte de calorias, esse tipo de bebida pode ter seu valor calórico comparado a outras bebidas adoçadas com açúcar, como refrigerantes.

Cuidado também com o consumo deste líquido muito próximo do horário das refeições, já que ele é rico em carboidrato. Se você já ingeriu esse nutriente por meio do almoço ou jantar, uma dose exagerada de isotônico pode fazer com que você ganhe alguns quilos a mais.

Indicado para atletas

A principal função do isotônico é a hidratação de atletas que praticam atividades físicas de forma intensa. Portanto, a caminhada que você faz no final da tarde para esquecer os problemas do cotidiano e gastar algumas calorias não precisa ser acompanhada por uma dose da bebida.

Atletas costumam perder peso e líquido durante a realização de atividades físicas que durem mais de uma hora e que provoquem transpiração. Como é rico em sais minerais e carboidrato, o isotônico é um excelente repositor energético nestes casos.

Cãibras e desidratação durante o esforço podem ser evitadas se o produto for consumido na quantidade certa. Mesmo assim, o consumo de água é importante e não deve ser substituído por nenhum tipo de bebida energética.

Água de coco e chás podem ser substitutos

A água de coco é considerada por muitos um isotônico natural. Ela apresenta grande quantidade de sais minerais, como potássio, sódio, fósforo e cloro. Além disso, apresenta bem menos calorias do que bebidas semelhantes.
O baixo teor calórico é, também, característica dos chás gelados que hidratam e não contêm os conservantes e o sódio que são encontrados em sucos industrializados.

Você toma isotônico? Gosta do resultado? Se não, você possui outras formas de se hidratar depois do esporte?

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