É Bom Pra Quê?

26/03/2016 06:00 - Atualizado em 08/12/2016 06:06

Invista em 7 alimentos com triptofano para melhorar o humor

Aminoácido contribui para a formação da serotonina, o neurotrasmissor do bem-estar.

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Redação

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Seu humor pode estar relacionado com o que você come. O consumo de alimentos com triptofano, por exemplo, ajuda a melhorar o humor.

Isso ocorre porque a substância contribui para a formação da serotonina, o neurotransmissor do bem-estar. A recomendação é que esses alimentos sejam consumidos, principalmente, durante a manhã para que você desfrute dos benefícios ao longo do dia.

homem come banana, rica em triptofano

Conheça 7 alimentos ricos em triptofano

O triptofano é o aminoácido de maior importância na produção de neurotransmissores. Já a serotonina comanda o ritmo do coração e a liberação de outros hormônios, que garantem o bom funcionamento do nosso corpo. A seguir, você confere alguns alimentos que não podem ficar de fora do cardápio.

1. Laticínios

Esses alimentos oferecem um efeito relaxante sobre a musculatura, além de serem fontes de cálcio, um mineral importante na regulação da serotonina.

2. Banana

A fruta ajuda a diminuir a ansiedade e a angústia. Além disso, é fonte de hidratos de carbono, potássio e magnésio, que contribuem para a produção da sensação da felicidade.

3. Aveia

Outra importante fonte de triptofano, a aveia também proporciona saciedade, evitando o consumo exagerado de alimentos e contribuindo para a perda de peso.

4. Oleoginosas

Castanhas-do-pará, nozes, avelãs e amêndoas são exemplos de lanchinhos saudáveis entre as refeições. Elas também são fonte de triptofano, contribuindo para o equilíbrio dos níveis de serotonina ao longo do dia.

5. Brócolis

Além de fornecer magnésio, ajudam na produção do neurotransmissor do bem-estar.

6. Carnes

A carne bovina, os peixes e as aves são alimentos ricos em proteínas, que contêm triptofano em sua composição. Por isso, além de serem importantes na manutenção e na construção de tecidos, contribuem para uma sensação de bem-estar ao longo do dia.

7. Grão-de-bico

Pode ser incluído nas saladas ou em pratos variados e colabora para a sensação de prazer.

Chocolate também melhora o humor

O consumo do chocolate também está relacionado à melhora do humor. O cacau, matéria-prima do doce, contém magnésio e triptofano em sua composição. Juntos, os nutrientes estimulam a produção de serotonina e, assim, não só proporcionam sensação de bem-estar, mas, também, inibem a agressividade, a ansiedade e a angústia.

No entanto, vale lembrar que o valor calórico do chocolate, devido às altas quantidades de açúcar e gordura, restringe o consumo da guloseima. Uma alternativa é escolher as opções mais amargas, pois possuem maiores concentrações de cacau e porcentagens reduzidas de substâncias industrializadas.

Você concorda que os alimentos são capazes de refletir no seu humor? Quais lhe deixam mais feliz? Deixe um comentário! E aproveite para acompanhar outras dicas de alimentação e saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

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serotonina
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