Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

ESPECIALIDADE

Nutrição

ONDE ATENDE

Instituto Mineiro de Endocrinologia - Rua Alagoas, 601 - Savassi - Belo Horizonte

Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

Apresentação

Nutricionista formada pela UNI-BH, especialista em Nutrição Clínica (Faculdade São Camilo), em Fisiologia do Exercício Avançada (Instituto Aleixo) e em Obesidade e Emagrecimento (Estácio de Sá). Atualmente, pós-graduanda em Alimentos Funcionais e Nutrigenômica (Estácio de Sá).

O que Trata

Alimentação.
 

Formação Acadêmica

Possui cursos de Personal Diet, Atendimento em Consultório, Dietoterapia na Prática Clínica e Nutrição em Cirurgia Bariátrica.

Cargos e Títulos

Membro do Instituto Mineiro de Endocrinologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Especialista em Nutrição Clínica, Fisiologia do exercício e Obesidade e emagrecimento; colunista convidada de sites e publicações de vida saudável.

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

É Bom Pra Quê?

10/08/2014 09:00 - Atualizado em 07/12/2016 12:03

Integral, Sem Gordura Trans, Diet, Light... Sabe o que significa?

Para você entender o que dizem as embalagens, nutricionista explica cada termo.

POR

Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

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Quando você vai ao supermercado e se depara com estas nomenclaturas nas embalagens dos produtos, surgem algumas dúvidas sobre o significado de cada uma, não é mesmo? A nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira, que compõe o time de especialistas do Vivo Mais Saudável, explica cada item para facilitar sua escolha, de acordo com o tipo de alimentação desejada. 

Veja se você está em dia com a balança! Calcule o seu Peso Ideal.

1. O que é um alimento integral?

Alimentos integrais são aqueles feitos com os grãos sem refinamento ou onde a maior parte deles é constituída de farinha de trigo integral. Ex: Arroz integral, macarrão integral, pão integral.

2. O que é glúten e por que cada vez mais há alimentos sem glúten?

Glúten é uma proteína que se forma da ligação entre água e farinha. Hoje, existem muitos alimentos sem glúten devido aos celíacos, que não podem consumir esse tipo de alimento, que causa à eles diarreia, constipação, falha na absorção de nutrientes, entre outros problemas.

3. Por que devemos evitar gordura trans e o que priorizar no lugar dela?

Devemos evitar a gordura trans porque ela aumenta o colesterol ruim e diminui o bom. Devemos priorizar as gorduras insaturadas, como azeite, peixes de água fria, frutas oleaginosas.

4. 'Diet' e 'Light', qual a diferença?

Diet significa isento de algum nutriente, na maioria das vezes açúcar. Light já quer dizer reduzido em pelo menos 25%, como, por exemplo: reduzido em gorduras, açúcar, sódio, etc.

5. Poderia relacionar algumas dicas do que notar nos rótulos dos alimentos e o que evitar?

Principal dica: Evitar sempre açúcar, óleo de palma e farinha branca.

Quer receber dicas sobre nutrição e dietas? Conheça o Vivo Nutrição. 

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