É Bom Pra Quê?

08/02/2015 01:19 - Atualizado em 09/12/2016 01:05

Incluir queijos no cardápio faz bem à saúde: Saiba por quê

Consumidos com moderação, queijos trazem muitos benefícios, como a prevenção da osteoporose.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os queijos fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Presentes em sanduíches, pratos especiais e consumidos puros, os queijos são ingredientes sempre presentes na geladeira. Confira por que o queijo ajuda a fortalecer os ossos e veja quais são os minerais mais encontrados nessa delícia culinária.

Benefícios dos queijos

Ricos em cálcio, os queijos ajudam na formação dos ossos e das cartilagens, os deixando fortes. O consumo, além de muito prazeroso, ainda ajuda na prevenção da osteoporose, doença que enfraquece os ossos, bom funcionamento das contrações dos músculos e do nosso sistema nervoso.

Com as vitaminas C, B-6, B-12, A, D, E e K, os queijos são altamente benéficos para o organismo. Entre suas substâncias ativas também estão a tiamina, riboflavina, niacina e os minerais sódio, zinco, fósforo, potássio e ferro. Para garantir a ação de todos as substâncias em nossa saúde, é indicado o consumo de pelo menos um tipo de queijo diariamente.

queijos

Tipos de queijo fabricados no Brasil

Separamos uma lista dos mais populares queijos fabricados no Brasil. Aqui, você encontra desde o queijo minas, o mais magrinho, até o queijo catupiry, aquele branquinho que é encontrado em pizzas e pastéis.

Parmesão

O clássico. É aquele que você adiciona ralado em sopas e massas. Saboroso, ele também pode ser usado em fatias, nos sanduíches e pizzas. A sua principal característica é ter casca durinha e mais escura.

Mussarela

O mais produzido do Brasil, o queijo mussarela contém o corante urucum e por isso é mais amarelinho. É indicado para pizzas, sanduíches e pratos que vão ao forno. É aquele queijo que derrete e fica delicioso na boca.

Mussarela de búfala

É preparado a partir do leite de búfala. É um pouco mais caro e difícil de encontrar. Fica delicioso em saladas.

Minas

É o queijo branco, com sabor suave. Ele tem poucas calorias e pode ser apreciado por quem está de dieta. É um dos queijos mais lights que existem.

Prato

O segundo mais produzido do Brasil, o queijo prato é o indicado para sanduíches. É o mais encontrados em mercados e padarias.

Ricota

Parecido com o queijo minas, tem pouca gordura e poucas calorias. É o queijo indicado para quem deseja perder peso e apostar nos prazeres da boa mesa.

Requeijão

Cremoso e delicioso, o requeijão é calórico e deve ser consumido com cuidado. Fica extremamente saboroso quando servido com pão quente.

Queijo coalho

O mais vendido nas praias brasileiras, o queijo coalho pode ser servido em churrascos. É mais durinho e demora para derreter.

Catupiry

É aquele queijo cremoso que está nas pizzas e pastéis.

Salada de alface com queijos

Ingredientes:

¼ maço de alface frisse
¼ maço alface americana
¼ maço alface lollo
1 maço de cebola roxa
100 g de queijo feta
25 g de queijo gorgonzola
Pimenta rosa a gosto
Alecrim a gosto
50 ml de azeite extravirgem
10 ml de vinagre branco
Torradinhas de pão
Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Lave todas as folhas e guarde dentro de uma tigela. Em uma tábua, corte a cebola roxa em fatias finas. Em seguida, corte o queijo feta em cubos. O queijo gorgonzola deve ser esfarelado sobre as torradinhas, com um fio de azeite e alecrim picado. Coloque o alface frisse, o alface americano, o alface lollo, a cebola roxa, o queijo feta e o queijo gorgonzola. Misture bem. Acrescente o azeite e o vinagre, finalizando com as torradinhas e uma pitada de sal e pimenta rosa.

Gosta das nossas dicas de nutrição? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação
nutrição
dieta
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ