É Bom Pra Quê?

03/03/2015 05:20 - Atualizado em 10/12/2016 03:24

Inclua maçã verde na dieta e aproveite os benefícios

Fonte de vitaminas, a maçã verde combate o colesterol e fortalece os dentes.

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Redação

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Rica em vitaminas e fibras, a maçã verde é uma das frutas mais completas que existem. Além dos nutrientes, ela traz benefícios para diversas funções do corpo, desde os batimentos cardíacos até o sistema digestivo. Saiba como essa fruta pode lhe ajudar e de que forma incluí-la na sua alimentação.

maca verde

4 benefícios da maçã verde

1. Emagrece

A maçã verde tem uma combinação de características que favorece o emagrecimento. A alta concentração de fibras da fruta proporciona uma sensação de saciedade prolongada e incentiva o funcionamento do intestino. Ela também possui baixo teor calórico e não tem valores significativos de gordura. Ou seja, você come menos e se satisfaz.

2. Regula a glicose

A fruta controla as taxas de açúcar no sangue, benefício importante para quem tem diabetes. Isso acontece porque as fibras solúveis da maçã tornam mais lenta a absorção do açúcar. O resultado é potencializado quando a fruta é ingerida em jejum.

Durante a noite, o pâncreas funciona de forma mais lenta e os níveis de açúcar aumentam. Comer uma maçã pela manhã ajuda a estabilizá-los.

3. Protege os dentes

A maçã verde promove a higienização bucal. Ela não substitui a escovação, mas ajuda a retirar a placa que se forma nos dentes, nas bochechas e na gengiva. Além disso, a casca da maçã possui substâncias que estimulam a produção de saliva e reduzem a quantidade de bactérias na boca. A eliminação da placa também deixa os dentes mais brancos.

4. Controla o ritmo cardíaco

Comparada a outras maçãs, a verde possui um teor de potássio elevado. Esse componente equilibra a hidratação das células, o que é essencial para que as batidas cardíacas aconteçam corretamente. O consumo insuficiente de potássio ao longo do dia pode causar disritmia. Uma maçã controla os batimentos do coração por aproximadamente três horas.

Como incluir maçã verde na dieta

A maneira mais prática de inserir a maçã verde na sua rotina alimentar é ingerindo uma unidade da fruta antes do café da manhã. Mantenha-a na geladeira, já lavada. Antes de escovar os dentes, tome um copo de água gelada e coma uma maçã. Ela saciará a fome matinal e estimulará o funcionamento do metabolismo antes que você faça a primeira refeição do dia.

A maçã também pode ser consumida em formato de suco, acompanhada de outras frutas, durante as refeições ou ao longo do dia. Basta misturar uma maçã verde com casca, dois kiwis descascados e oito unidades de uva Itália. No liquidificador, adicione as frutas picadas, junte um copo de água e bata até triturar todos os ingredientes. Coe e sirva gelado.

Uma infusão de maçã verde e erva-cidreira é opção para os dias frios ou para finalizar as refeições. Basta fatiar a maçã com casca, levar ao fogo e deixar ferver por três minutos. Retire do fogo, acrescente dez folhas de erva-cidreira e cubra o recipiente. Após cinco minutos, misture mel para adoçar e sirva ainda quente. A maçã deixa um sabor mais cítrico na bebida.

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