É Bom Pra Quê?

23/08/2015 12:57 - Atualizado em 07/12/2016 11:56

Inclua alimentos ricos em magnésio na sua dieta

O magnésio age diretamente no sistema nervoso, podendo aliviar sintomas de depressão, ansiedade e enxaqueca.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para se ter uma boa alimentação, alguns itens são essenciais no prato. Os alimentos ricos em magnésio, por exemplo, são importantes na manutenção muscular e no funcionamento dos nervos.

Além de mantém o sistema imunológico saudável, a substância equilibra o ritmo cardíaco e auxilia na construção e na regeneração dos ossos. Cerca de 300 reações bioquímicas do corpo estão associadas ao magnésio. Veja como incluir o nutriente em sua dieta.

alimentos ricos em magnesio castanhas em forma de coracao

Importância do magnésio na alimentação

A quantidade de magnésio indicada para adultos é de pelo menos 400 miligramas por dia. A deficiência do nutriente no organismo pode agravar quadros de cãibras, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, osteoporose e tensão pré-menstrual (TPM).

Saiba Mais
Granola faz bem para a saúde e ajuda na perda de peso
Almoço fica mais nutritivo com lasanha de espinafre
Veja uma receita de salmão ao molho de espinafre sem lactose

Ainda, a falta de magnésio afeta diretamente em alterações do sistema nervoso, como transtornos de ansiedade, enxaquecas, depressão, insônia, sonolência e falta de memória.

Os benefícios do consumo de alimentos ricos em magnésio estão envolvidos com o melhor desenvolvimento do sistema locomotor e o estímulo à fabricação e ao reparo de tendões, cartilagens, ligamentos e tecidos. Por atuar diretamente no sistema nervoso central, o mineral melhora a concentração do indivíduo e reduz a ansiedade.

12 alimentos ricos em magnésio  

Não pense que é difícil encontrar o magnésio nos alimentos. Ele está presente em frutas, grãos, sementes e legumes. Seu almoço pode estar cheio do nutriente sem ao menos você perceber.

Confira 12 alimentos ricos em magnésio e o quanto da substância eles proporcionam em uma quantidade de 100 gramas. Os números estão de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

leite alimentos ricos em magnesio- Uva: A fruta oferece 5 miligramas do nutriente e pode ser consumida em forma de suco, in natura, em vinho e em geleias.

- Leite: Além de fornecer grandes quantidades de cálcio, meia xícara de chá de leite garante 11 miligramas de magnésio.

- Banana: Uma banana média fornece 27 miligramas de magnésio, além de potássio, vitamina C e fibras.

- Milho: Uma xícara de milho verde tradicional fornece quase metade da quantidade diária recomendada de magnésio, cerca de 130 miligramas.

- Granola: Adicionar cerca de 100 gramas de granola ao iogurte e às frutas, por exemplo, garante 97 miligramas do nutriente na alimentação.

- Castanha: A castanha é considerada como a principal e maior fonte de magnésio entre os alimentos. Apenas 100 gramas da semente rendem quase 380 miligramas do mineral ao organismo. Além disso, é rica em vitaminas e antioxidantes, ajudando no emagrecimento e na queima de gordura.

alimentos ricos em magnesio milho- Soja: Depois da castanha, a soja é um dos alimentos ricos em magnésio que mais fornecem quantidades da substância. Em 100 gramas, você consome 280 miligramas de magnésio.

- Aveia: Além de promover saciedade e manter o intestino em ordem, 100 gramas de aveia garantem cerca de 119 miligramas de magnésio.

- Amendoim: Bastante saboroso e aliado do controle do colesterol, o amendoim fornece cerca de 168 miligramas do nutriente.

- Grão-de-bico: Pode ser adicionado na refeição principalmente junto com as saladas. 100 gramas de grão-de-bico proporcionam 48 miligramas de magnésio.

- Peixes: O salmão, por exemplo, é rico em vitamina D, ômega 3 e vitamina B12. Ele oferece 27 miligramas de magnésio.

- Espinafre: Rico em fibra dietética, que auxilia na digestão, o espinafre previne a constipação e ajuda a manter baixo o nível de açúcar no sangue. Cerca de 100 gramas do alimento fornecem 79 miligramas de magnésio.

Viu como é fácil incluir o magnésio na sua dieta? Qual desses alimentos é o seu favorito? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de nutrição e saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
TPM
hipertensão
depressão
diabetes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ